Regresso ao Cairo

Comprar bilhete de comboio em estações grandes e confusas é um dos mais deliciosos stresses de viagem em destinos mais… exóticos. Enquanto os meus companheiros de viagem Bornfreee se deliciam com cafezinho e bolinho, trato de ser expedito para conseguir os bilhetes. Acabam por me indicar que posso comprar no comboio. Ou seja, mais uma vez, em plena viagem, forçados a mudar de lugar, pois outros passageiros tinham “poiso” certo. O mais incompreensível? Novamente, pagamos uns troquitos a menos do que o bilhete previamente comprado. Insignificantes, mas significativo. Sem explicação.

A viagem rumo ao Cairo traz-nos novas imagens de ruralidade. Pobreza e subdesenvolvimento. E lembranças que ficarão em registo mental. Entretanto, a paisagem ganha alguma ordem – ainda que pouca – entramos nos subúrbios da capital e rapidamente estamos na estação central, já nossa bem conhecida. O táxi para o hotel será o mais rafeiro no qual viajaremos no Egito.

Instalados, adivinham o que apeteceu reviver? Pois… o Bazar Khan El-Khalil!! Tendo já visto o que mais apetecia na cidade, queimei os últimos momentos a reviver o lugar de maior “intensidade” do Cairo. Gosto de todos os sentidos a acotovelar-se para ganhar a primazia da minha atenção. E como é difícil decidir…

Aproveito para, finalmente, gastar alguns cobres em gestos simbólicos que me farão lembrar com carinho este fantástico país. Exploramos novos recantos, perdendo-nos, amiúde, em locais que muitos apelidariam de… “não recomendáveis”. Tudo sereno. Novos odores, embora não tenha experimentado distintos sabores. O Cairo é, realmente, uma cidade estimulante. Desafiante.

Também “inventamos” roteiros sem sentido no bazar… e são os sorridentes locais que nos vão guiando no regresso à “normalidade”, da qual voltamos a divergir. Novas mesquitas e monumentos. Alguns quase só para nós…

É tempo de voltar ao hotel. Temos hora marcada, ao fim da tarde. A última noite promete ser de arromba. Uma verdadeira dança. Do ventre…

_
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pelo Egito
. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em África com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/12/17/regresso-ao-cairo/" title="Endereço para Regresso ao Cairo" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>