Museu egípcio da antiguidade

Poucos lugares no Mundo têm este legado. A maior, mais rara e fantástica coleção de artefactos antigos egípcios. 120 mil peças que representam um período de 3.000 anos. Um minuto por artefacto e estaríamos nove meses, ininterruptos, a espantar-nos.

É com todo o entusiasmo que avançámos. Preparados para ser surpreendidos. E somos. Pela imensidão de artefactos de soberbo interesse e valor histórico… E pelo facto de, muitos deles, estarem abandonados em lugares discretos e sombrios. Há zonas em obras e catalogação. Reina inesperada confusão.  Parece ninguém se entender. Veremos outros museus… Com outra apresentação.

Não param de aqui chegar peças – os ‘salteadores da arca perdida’ continuam a proliferar por todo o país, em sucessivas novas descobertas – e o quinto edifício na história a albergar este museu promete ceder. Está a abarrotar de pecas… Que deviam estar melhor apresentadas. Para o bem comum. Diz-se  que o museu mudará para a zona das pirâmides. Do outro lado do rio. Em Gize.

A maior curiosidade reside na máscara de Tutankhamon. Inevitável. Aquela em  ouro sólido e lápis lazúli. Querem adivinhar? Em sala fechada para obras. Pelos vistos, sem plano B. Poucas vezes custa tanto levar com a porta na cara. Com inesperada violência. Como ir ao Vaticano e não ver…

Afogo as mágoas nas múmias. Uma pequena sala à parte. Surpreendentemente, com bilhete mais caro do que para o resto do museu. Impressionante, o resultado. Ramses II é um “senhor”. Reinou por longo tempo e mantém perfil e postura altivos. Um estado de conservação surrealista. Resiste ao tempo. Será assim pela eternidade…

 __
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pelo Egito
. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em África com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/11/19/museu-egipcio-da-antiguidade/" title="Endereço para Museu egípcio da antiguidade" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>