Escrever com luz

No BornFreee Experience II há um desafio de escrita em viagem… e duas pessoas assumiram-no. Esta é a vez de Isabel Moura entrar em ação. Brilha nas palavras com a mesma intensidade de luz das suas fotos…

Escrever com luz. Eis o significado/etimologia da palavra fotograr. Porém, o alcance é muito maior. Fotografar é captar um momento, congelar um instante, intensificar a memória. No Egito fotografar aproxima. Encurta a distância. Facilita o desarmar dos medos e apreensões, estreitando a diferença e permitindo a tão aguardada interação.

Deambulo pelas ruas ávida por absorver tudo e todos, quando aquele ‘sujeito’ – e foram vários, estes dias – chama a minha atenção… o olhar prende o meu… sou implacavelmente interpelada. Tocada. Máquina em punho inevitavelmente o sujeito é focado e o dedo minuciosamente dispara e imortaliza o momento e o intenso olhar.

A lembrança dentro duma caixa. Ficou gravado.

Aqui, no Egito, a historia não acaba nem aqui, nem assim. Aqui a história apenas começa. O contacto foi estabelecido entre olhares firmes e genuínos. Os deles penetram em mim como uma flecha… cada olhar cruzado irá permanecer em mim.

A humildade, o carinho, a bondade e a gratidão com que me presenteio enchem-me a alma. Paz. E eles ainda agradecem… o que eles nem imaginam é que quem agradece sou eu. E faço questão de lhes demonstrar, devolvendo um largo sorriso. E ainda lhes mostro o resultado do contacto estabelecido. Deliciosa reação quando se veem escritos com luz… agradecem mais ainda…

Acredito que o façam porque alguém se dignou a olhar para eles. Alguém os viu no meio de milhões. Alguém lhes deu valor e importância… eu agradeço pelos poucos segundos com que me brindaram e viverei eternamente.

Levo desta terra muito mais do que belas fotografias. A luz é definitivamente deles. A luz são eles…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pelo Egito
. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em África com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/11/19/escrever-com-luz/" title="Endereço para Escrever com luz" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>