Cairo

A Forte. A Vitoriosa. A Mãe de todas as Cidades. É assim que é conhecido o Cairo, capital do Egito. A maior cidade do Mundo árabe e de África, com cerca de oito milhões de habitantes. A sua área metropolitana tem o triplo, perto de 25 milhões, tornando-a na 13.ª maior metrópole do Mundo. Sem paralelo no Continente Negro.

A cidade dos minaretes foi fundada em 116 AC no que hoje é o “velho Cairo”, quando os romanos reconstruíram uma antiga fortaleza junto ao Rio Nilo. Antes, chamava-se Mênfis. E era a capital do império faraónico.

Resistiu a invasões – mamelucos, otomanos, Napoleão e britânicos – foi conquistada pelos turcos e tornou-se soberana em 1952.

Como poucas, um museu a céu aberto. Composto por uma mistura de antigo e moderno, que convivem nos bairros, ruas, ruelas e becos. O Cairo religioso, cheio de vida e de contrastes, é cidade cosmopolita em culturas e gentes, que revela diferentes civilizações.

Nos últimos anos, a Primavera Árabe mudou tudo. Vamos tentar perceber…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pelo Egito
. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em África com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/11/15/cairo/" title="Endereço para Cairo" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>