Praia em S. Petersburgo?‏!?

Bill Sorridente recorda-se de ter ido à praia em S. Petersburgo. Que não seria grande coisa, mas era interessante. Tinha uns bares e restaurantes. Ao que se lembrava dos idos anos 90, valia uma visitinha. Um olhar para o Golfo da Finlândia não nos fará muito mal. Sem hesitar, avançamos pela soalheira manhã.

Entramos na central e principal avenida, a Nevsky Prospekt, rumo a Primorskaya, o fim da linha verde. Seguindo pelo mapa, há um canal rumo ao mar. Agora, é a caminhar. Impossível perder-nos.

O canal tem águas paradas. A poluição é óbvia. E a níveis preocupantes. E?? Tem umas margens oblíquas em amostra de relva, onde várias pessoas cometem a proeza de se deitar. Banhos de sol em lugar impensável.

Andamos até onde é possível. E perguntamos, novamente, onde é a praia. E se é boa. Dois assertivos “sim” não dão que enganar. Viramos à esquerda, em ampla avenida de várias faixas de rodagem para cada lado, e depois à direita. O mar está perto. E vemos ampla infraestrutura ao fundo. Pelo caminho, velhos edifícios da era soviética. Com portões quase “blindados”. Menos à ferrugem. Muita gente nestes metros quadrados.

Sob sol que esmaga, avançamos. Cada vez mais duvidosos do êxito da missão. Temos uns baldios com “lagos” improvisados. Verdadeiros aterros. E gente de toalha a fazer a tal “praia muito boa”. Entre estes aterros e o Golfo, o novo porto marítimo. O tal amplo complexo.

Já ninguém quer saber de praia ou do mar. Regresso urgente ao centro. Summer in the City é o projeto onde almoçaremos. Não estamos vestidos à altura da sofisticação do lugar – nem sequer podemos impressionar as donzelas, escolhidas e vestidas a dedo, que aqui trabalham – mas sabemos reconhecer quando o requinte se alia à boa qualidade da comida. Depois de início de dia em falso, ponto para nós.

O café… será no Singer. Já lá iremos…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela Rússia
. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/07/31/praia-em-s-petersburgo%e2%80%8f/" title="Endereço para Praia em S. Petersburgo?‏!?" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>