STEPANAKERT

É a capital da autodeclarada República de Nagorno-Karabakh, com uma população de cerca de 50.000 habitantes (2010). O controlo da área tem sido objeto de disputa entre o Azerbaijão e a Arménia, inclusivamente provocando uma longa guerra, iniciada logo após a dissolução daUnião Soviética. Atualmente Stepanakert, como o resto de Nagorno-Karabakh, permanece sob controle militar das forças armadas arménias.

A cidade foi fundada em 1917 depois da revolução de Outubro no lugar de uma vila chamada Khankendi (Xankəndi). Em 1923 atribuiu-se-lhe o nome de Stepanakert, em honra de Stepan Shahumyan, um arménio comunista, líder de Baku. Depois do colapso soviético o Azerbaijão declarou a sua independência, vindo o governo do Azerbaijão voltar a chamar à cidade Xankəndi.

Antes da guerra, destacava-se pela produção de comida, seda e vinhos, até tudo isso colapsar. A cidade floresce agora com o investimento da diáspora. As universidades dão um novo impulso a Stepanakert.

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/06/12/stepanakert/" title="Endereço para STEPANAKERT" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>