Enganadoras facilidades

Estranhamente – ou talvez não – entraremos em Nagorno Karabakh sem deixar a Arménia. Para ser mais claro, não há um controlo fronteiriço a registar a saída do país. Porquê? A Arménia dá todos os sinais de assumir esta região como parte do seu território…

Objetivamente, existe apenas um controlo. O de entrada em Nagorno Karabakh. Ainda assim, nem por isso precisamos de visto. Tirando-o ou não em Yerevan, temos sempre de ir ao equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, na capital Stepanakert, para validar a nossa entrada. É o que, simpaticamente, nos indicam. Assim sendo, mais vale apenas um “trabalho”.

Na prática, esta é das fronteiras mais simples de cruzar. Quando sairmos do país, será mais surrealista. Na humildade…

Temos umas dezenas de quilómetros até Stepanakert, não sem antes explorarmos Shushi. A histórica capital já foi um dos ex-libris do Cáucaso. Teria mais para ver, porém a guerra deixou fortes cicatrizes. Sobram ruínas. É uma sombra do que foi. Ainda assim, tem uma catedral vistosa. Muito visitada e admirada. Tal como o país, parece recuperar. Em preguiçosa câmara lenta…

Vamos encontrando tanques de guerra transformados em estátuas. Em ícones que não permitem à memória vacilar. E educam as novas gerações. Vamos conduzindo e observando o que nos reserva o “país”…

Não chegamos a parar no hostel que procuramos em Stepanakert. A zona não inspira a confiança desejada e optamos por hotel central. À segunda, a opção ideal. “À patrão”. Apartamento com amplos quartos, wc e uma sala.

Já podemos ir à aventura…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/06/12/enganadoras-facilidades/" title="Endereço para Enganadoras facilidades" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>