YEREVAN

A capital e maior cidade da Arménia é uma das mais antigas urbes do Mundo. Tem mais de 2.780 anos de história. Os vestígios arqueológicos indicam que foi fundada em 782 AC.

Tornou-se importante devido à sua posição estratégica nas rotas e caravanas entre a Europa e India. Foi, por isso, constantemente disputada entre persas e otomanos. Mudou de mãos inúmeras vezes.

É o centro industrial, cultural e científico do Cáucaso. Tem grande número de bibliotecas públicas, museus, teatros, jardins botânicos e zoológicos.

Nos últimos anos, os apartamentos de estilo soviético têm cedido a modernos edifícios, numa remodelação da capital que não é bem vista por todos.
O Monte Ararat, onde a Arca de Noé encalhou, é uma das suas imagens de marca. Apesar de, agora, o território pertencer à Turquia…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

 

 

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/06/02/yerevan/" title="Endereço para YEREVAN" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>