ARMÉNIA

Sem costa marítima, a Arménia é um país no sul do Cáucaso em região montanhosa entre os Mares Negro e Cáspio. Com a Geórgia (norte) e Irão (sul), tudo tranquilo. Com a Turquia (oeste), nem por isso. O genocídio perpetrado pelos turcos foi há apenas um século (1915 a 1923).

Um milhão e meio morreram, vários outros milhões foram deportados. A diáspora dos que fugiram das perseguições está espalhada por todo o Mundo.

As relações com o Azerbaijão (este) são ainda piores. Ainda se sente o odor a pólvora. E a disputa por Nagoro Karabakh foi há apenas 20 anos. As fronteiras estão fechadas.

A sua posição estratégica obriga-a a equilíbrios entre Rússia e o Médio Oriente, enquanto pisca o olho à velha Europa.

O primeiro país oficialmente cristão do Mundo (ano 301) tem fortes relações sociopolíticas e culturais com a Europa, apesar de ser um dos membros da extinta União Soviética, da qual era a república mais pequena.

 __
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/06/02/armenia/" title="Endereço para ARMÉNIA" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>