IMPREVISTO EXPRESSO PARA MESTIA

Kutaisi não cativa como imaginei. Dispensaremos dois mosteiros Património Mundial – veríamos outros, semelhantes – e embarcamos em simpática marshutka que nos leva ate perto da central de onde partem as suas primas rumo a Zugdidi. Daí, seguiremos para Mestia. 10 minutos chegam para fazer contactos no velho transporte e os passageiros locais explicam às nossas donzelas o caminho.

Uma vez apeados, não chegamos a atravessar a rua. Sou logo abordado por cinquentão desdentado que não fala inglês. Acordamos um preço. Desenhado com o dedo no pó da furgoneta. Em um minuto temos “experiente” viatura de uns 20 lugares só para nós. E diretamente para Mestia. O custo compensa o tempo e o cansaço. Ainda queremos saborear hoje a rainha de Svaneti.

Por norma, os acordos são selados e cobrados logo na bomba de gasolina. Assim, garantem imediatamente o dinheiro. “Para abastecer”, dizem, invariavelmente. E resolvem-se logo aí eventuais mal entendidos. Como nos sucedeu.

Preço passa de 25 lari (10 euros/pessoa) para 25 dólares. Significativo. Ainda temos animada conversa autista, mas  não vou sacrificar o conforto ou moral do grupo. Fechamos em 20 e… Siga!

A Geórgia deve ter um qualquer protocolo com a Índia. As vacas andam por todo o lado. E não se desviam. Senhoras do asfalto. O caminho já é bastante sinuoso e os condutores suficientemente loucos e irresponsáveis. Não carecíamos de ajuda suplementar. Tranquilamente…

Quando entramos em Svaneti, a paisagem muda. A planície é substituída por alta montanha. Os verdes transfiguram-se e a paisagem ganha espetacularidade. O caminho é dramaticamente estimulante. Ainda não cheguei e sei que estas telas vão entrar para o restrito grupo das minhas preferências naturais do globo. Svaneti estará à altura…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/05/21/imprevisto-expresso-para-mestia/" title="Endereço para IMPREVISTO EXPRESSO PARA MESTIA" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>