CALOR DA MONTANHA

Svaneti fica lá, bem no alto. Ao nível do calor e peito aberto das gentes desta montanha. Muitos modos são ainda algo rudes, porém, no essencial, estes ‘ausentes’ da civilização não nos deixam ficar mal.

Estamos preparados para faustoso repasto, com cerveja e vinho suficientes para duas refeições, e eis que um local nos presenteia com espumante. “Da Geórgia”, diz-nos, enquanto aponta, com o calejado indicador, para a referência da garrafa. Não fala inglês. Terá os seus 50 e destaca-se pela fisionomia atarracada e ar bonacheirão. Merece brinde. Mais um. A nossa sobriedade não fica totalmente garantida. Muita  mistura para organismo necessitado  de robusta comida.

Desaparece. Em 30 segundos, regressa. Com outra garrafa. Levantamo-nos para o impedir da loucura. Assim é exagero. Nem sequer tínhamos falado antes. É hospitalidade em exagero. Brusco, Muda de feições. Tira pistola do cinto…
São apenas uns instantes, mas podem parecer eternidade.  O seu ar não se destaca pela sobriedade. Não conhecemos a gentil alma. Segundos de expectativa e…lume!! Acende cigarro no mesmíssimo segundo. Faz um último brinde e desaparece. De vez.

Este não é exemplo único de amabilidade. Numa outra refeição, um grupo de cavalheiros da montanha oferece dois litros do tinto que bebemos. Atentos à nossa companhia. Muito, mesmo. Não é por falta de ‘fruta’ que não aguentaremos as agruras do dia seguinte. Novos brindes de agradecimento. As nossas donzelas estão em alta. O seu charme já ecoa pelas montanhas…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/05/21/calor-da-montanha/" title="Endereço para CALOR DA MONTANHA" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>