Até 1936 foi oficialmente chamada de Tíflis ou Tiflis. É a capital, a cidade mais populosa e o principal centro financeiro, corporativo, mercantil e cultural da Geórgia. Situa-se nas margens do rio Kura (Mtkvari). Tem uma área de 726 km² e uma população a rondar os 1,2 milhões, mais de um quinto do total do país.
Fundada no século V por Vachtang I, rei georgiano da Ibéria, e elevada à posição de capital no século VI, Tbilisi é um importante centro industrial, social e cultural e vem emergindo como uma rota de trânsito para projetos de energia e de comércio. Estrategicamente localizada no cruzamento entre a Europa e a Ásia, na histórica Rota da Seda, Tbilissi foi disputada entre diversos impérios e potências rivais.
A cidade possui uma composição demográfica diversa e abriga, historicamente, povos de várias culturas, religiões e etnias. Embora seja maioritariamente cristã ortodoxa, a cidade é um dos poucos lugares do Mundo em que se pode encontrar uma sinagoga e uma mesquita lado a lado, no Distrito do Banho. Recentemente, Tbilisi foi o palco da Revolução Rosa, que levou à renúncia do presidente georgiano Eduard Shevardnadze.
__
Rui Barbosa Batista relata no blogue Correr Mundo a sua viagem pela Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com pode aceder a outros relatos e imagens sobre a viagem.