TBILISI

Até 1936 foi oficialmente chamada de Tíflis ou Tiflis.  É a capital, a cidade mais populosa e o principal centro financeiro, corporativo, mercantil e cultural da Geórgia. Situa-se nas margens do rio Kura (Mtkvari). Tem uma área de 726 km² e uma população a rondar os 1,2 milhões, mais de um quinto do total do país.

Fundada no século V por Vachtang I, rei georgiano da Ibéria, e elevada à posição de capital no século VI, Tbilisi é um importante centro industrial, social e cultural e vem emergindo como uma rota de trânsito para projetos de energia e de comércio. Estrategicamente localizada no cruzamento entre a Europa e a Ásia, na histórica Rota da Seda, Tbilissi foi disputada entre diversos impérios e potências rivais.

A cidade possui uma composição demográfica diversa e abriga, historicamente, povos de várias culturas, religiões e etnias. Embora seja maioritariamente cristã ortodoxa, a cidade é um dos poucos lugares do Mundo em que se pode encontrar uma sinagoga e uma mesquita lado a lado, no Distrito do Banho. Recentemente, Tbilisi foi o palco da Revolução Rosa, que levou à renúncia do presidente georgiano Eduard Shevardnadze.

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem pela
Geórgia, Arménia e Nagorno Karabakh. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2014/05/19/tbilisi/" title="Endereço para TBILISI" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>