[Joana Batista cruza a Europa em carro de Portugal à Suécia, com planos de seguir depois para novo destino. Conta aqui a experiência]
“Do Santo António ao Midsommar em 10 noites” foi o meu projecto inicial, pensado para, de 12 a 21 de Junho. O objectivo: ficar a conhecer um pouco melhor estes dois grandes eventos populares, um português e outro sueco, e a forma como são festejados em família.
É um percurso que liga Portugal à Suécia de carro, unindo estes dois países através das famílias, das tradições e da gastronomia típica de cada país.
Entre as duas festas e durante as várias paragens que fiz pelo caminho (Espanha, França, Bélgica, Alemanha…), já partilhei conversas, refeições e aprendi muitas tradições locais.
De Portugal levo puzzles para jogar com as famílias que me vão acolhendo por algumas horas, e como estou a viajar a solo procuro outras formas de me sentir sempre em família.
Comecei por ir jantar à noite de Santo António em Lisboa com um grupo de famílias e deixei Portugal no dia seguinte. Conduzi durante mais de 900 kms até chegar a San Sebastián, muito perto da fronteira com a França e fui recompensada com um lindo dia de sol e praia.
Depois segui para França onde almocei em casa de uma família francesa em Paris. Visitei uma pacata cidade na Bélgica e segui para a Alemanha onde jantei com uma família portuguesa em Munster. E depois fiz o último percurso de carro antes de chegar à Escandinávia e descobri uma praia com coloridas barracas em verga.
Já comi tortilla de patata, queijo de leite cru, applestrudel, salsichas e um gelado servido por um brasileiro.
Já fiz mais de 3.500 kms, conduzi em cidades mais ou menos fáceis de orientar, com muito e pouco trânsito. Descobri um estacionamento em San Sebastián onde é preciso colocar a matrícula do carro, que Paris tem “portas” de entrada e que na Alemanha existem estacionamentos subterrâneos para bicicletas.
Fui a uma praia com um mar que não é salgado e aprendi que a chuva não impede os belgas de conduzirem as suas bicicletas para todo o lado, com as crianças “de boleia” à frente ou atrás.
Aliás já encontrei sol e calor, vento, chuva e muito sol e calor novamente, nesta minha travessia pela Europa.
Já troquei de sandálias para botas e de manga curta para polar várias vezes durante a viagem. Como vai estar o tempo durante o Midsommar na Suécia, ninguém se atreve a dar-me uma ideia. Mas eu estou pronta, faça chuva ou faça sol!
___
pode acompanhar mais detalhes da viagem no blogue viajaremfamilia.com