KOSOVO

O mais novo dos países da Europa, reconhecido apenas em 2008. Sem  unanimidade. Das regiões mais conturbadas na história do Velho Continente. O seu território fez parte dos impérios romano, bizantino, búlgaro, sérvio e otomano. No século XX, passou às mãos do reino da Sérvia, do império italiano e da Jugoslávia.

Apesar de ser uma zona de maioria albanesa, em 1912 foi integrada na Sérvia e não no principado da Albânia, criado naquele ano. Entre 1941 e 1944 foi anexada à Albânia, sob ocupação italiana. Após a reintegração na Jugoslávia, tornou-se região autónoma, mas anexada à república da Sérvia.

Em 1991 declarou a independência, que não foi reconhecida pela comunidade internacional.

A tensão entre separatistas de origem albanesa e o governo central da Jugoslávia, liderado pelo presidente nacionalista Slobodan Milosevic, aumentou ao longo de 1998. No ano seguinte, foi formado um grupo de líderes jugoslavos, da comunidade albanesa no Kosovo e representantes das principais potências mundiais para negociar um acordo de paz que colocasse fim aos conflitos entre os guerrilheiros do ELK e as forças de Slobodan Milosevic, mas a reunião em fevereiro de 1999, em França, falhou.

Depois de goradas as negociações  internacionais para atingir um consenso sobre o estado constitucional aceitável, o governo provisório do Kosovo declarou-se unilateralmente  um país independente da Sérvia a 17 de fevereiro de 2008, sob o nome República do Kosovo. Foi reconhecido no dia seguinte pelos Estados Unidos e alguns países europeus, incluindo Portugal.

O país continua a ser reivindicado pela Sérvia e não recebeu o reconhecimento de outras nações como a Rússia, China, Brasil ou Espanha.

A região é composta maioritariamente por albaneses (cerca de 95 por cento da população), sendo que os sérvios rondam apenas os cinco por cento.

Vigiado pela força internacional K-FOR, o país ainda está a dar os primeiros passos enquanto tal. Fui espreitar…

__
Rui Bar­bosa Batista relata no blo­gue Cor­rer Mundo a sua via­gem por Itá­lia, Mace­dó­nia, Kosovo, Albâ­nia e Gré­cia. No site www.bornfreee.com  pode ace­der a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

Esta entrada foi publicada em Sem categoria com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/corrermundo/2013/05/02/kosovo/" title="Endereço para KOSOVO" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a KOSOVO

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>