Colunas dóricas e uma cascata

Além de me cruzar constantemente com sócios fundadores da Freak Street (off Durbar Square de Katmandu), mais me cruzo com a sua música.

Jim Morrison (“An american prayer”) em Lhasa, entre as cantorias locais. John Lenon em Katmandu enquanto embalo uma cerveja, almoço entre “Tambourine man” (Bob Dylan) e “I’m your man” (Leonard Cohen), jantar na companhia do João Gilberto em Pokhara.

Faço horas para apanhar o avião de volta a Katmandu.  Uma última volta pela cidade. Antes de subir o monte onde está a stupa pela Paz no Mundo, a minha ideia da cidade era um amontoado de hotéis à beira do lago. No alto do monte percebi que se estende muito para além disso.

As minhas voltas de motorizada passaram pela cidade toda antes de ir para os montes circundantes. Os edifícios são normalmente de difícil adjectivação, às vezes de pesadelo. O nepalês abastado não dispensa umas colunas dóricas pintadas às riscas de cores vivas. A combinação mais popular é mesmo o rosa e azul-bebé, encimado por dourados ou verdes. O quarto do meu hotel também exibe esta combinação prò-menino-e-prà-menina de rosa e azul-bebé. A casa de banho é rosa e verde (há verde-bebé? Se não, polpa de abacate).

Na beira do lago, cada nepalêes abastado construiu uma coisa a que chama pomposamente hotel e mandou imprimir brochura onde até fala das “hotel facilities”. A coisa parece-me sobredimensionada e a taxa de ocupação do meu hotel é mínima. Dois dos vinte quartos ocupados. Nos outros hotéis, e mesmo nos restaurantes, bares, dancings, o cenário não me parece muito diferente.

Ontem fui ver umas tais Devil’s Falls, esperava grande cascata digna do nome, saiu-me um buraco no chão por onde desaparecia um fio de água. Mais merecia ser chamada Cascata dum Diabinho Menor. (Aqui, não são só os deuses que vêm em diferentes tamanhos e importância.)

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>