América Central: Juayua

As cascatas naturais são o principal atractivo deste pueblito. É também por elas que Juayua recolhe as preferências dos vários lugarejos que compõem a bela Ruta de las Flores.

Como sempre, prescindimos de guia. E lá nos fomos perdendo. Natureza adentro. Primeiro, acabamos no topo de uma cascata. A ideia era vê-la do lado de baixo. Aprecia-la. Plano B, explorar outro “sendero”. Quando percebemos, já estávamos em propriedade privada. Convidados a sair. Isto não está a correr bem…

Finalmente, a primeira cascata, Fernanda foi ao banho. Veio devidamente preparada. Retomado o caminho, a meia dúzia de passos, cascata maior. Formava uma piscina. Unido do desejo de fresco splash, o quarteto não resistiu. Mesmo com alguns de nós devidamente… impreparados para o banho.

A represa, um balcão privilegiado para exuberante natureza. O mundo é nosso. Quase por inteiro. Apenas um trio de adolescentes nos acompanha por minutos. Relaxamos. Sol abraça-nos a pele. Anuímos com as suas calorosas intenções. Corpo e mente revigorados.

Regresso a Juayua. Novo giro no verde e castiço parque central. Na igreja, visita ao aqui venerado Jesus Negro. E mais um cortejo. Novamente, crianças de gala antes de entrar na primária. No orgulhoso desfile, o nível económico dos familiares pareceu superior ao de Suchitoto.

Também aqui, deliciamo-nos com os murais espalhados pelas casas térreas. Estão por toda a aldeia. Exponenciados ao nível de saborosa loucura. Criativos. Coloridos. Temas diversos. Um folclore para os sentidos.

Para variar, almoço mexicano. É hora de partir.

__
Rui Barbosa Batista relata no blogue Correr Mundo a sua viagem pela América Central ao longo de Novembro/Dezembro. No site www.bornfreee.com  pode aceder a outros rela­tos e ima­gens sobre a viagem.

 

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>