Colombiacompanheiro.blogspot.com relata como um pretenso sentimento de culpa me levou à Colômbia. José Luís, companheiro de múltiplas viagens, ameaçava emigrar. Há anos que o prometia. Fartinho das suas palavras despidas de actos – afinal, também posso alimentar o sonho de ter ao dispor uma cabaninha paradisíaca do outro lado do Atlântico, certo? – pressionei-o. E eis que, finalmente, a tão esperada decisão. Costa Rica foi o destino eleito. Foi a decisão de deixar tudo para trás que gerou a minha suposta culpa. Ainda assim, preferi não o ‘mimar’. Levei-o apenas até perto da nova “casa”. À Colômbia.
Volvidos dois meses, percebo que o paradigma mudou. Já na Costa Rica, não assentou. Casa? Emprego? Mulher para a eternidade? Naaaaaa!! José Luís recusa-se a fazer pela vida. Anda perdido. Atormentado com o passeio e o dolce fare niente nas infindáveis belezas da Costa Rica. Antes que o virus do ócio se instale definitivamente, é hora de o resgatar!
Sei que não vai ser fácil. Perspetiva-se missão bem dura. O plano precisa de um cumplice. Outro elemento. Carlos, primo do fugitivo, completa o trio na “Missão América Central”. Estabelecido contacto, uma vez dominado o desertor, leva-lo-emos num pequeno tour por vários paises da região. Faze-lo perceber que a Costa Rica tem vizinhos à altura.
Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatelama, Belize (?)… Vamos ver se encontramos um poiso definitivo para o Zé Luís. Ou trazemo-lo definitivamente de volta!
_____
Rui Barbosa Batista relata no blogue Correr Mundo a sua viagem pela América Central ao longo de Novembro/Dezembro. No site www.bornfreee.com, online a partir de 17 de Novembro, poderá aceder a outros relatos e imagens sobre a viagem.
Adoro viajar,mas infelizmente não me posso dar ao luxo de fazer este tipo de viagens.Umas voltinhas cá dentro e viva o velho.