NA CAPA
O Homem que soltou a criança em todos nós
É o lado rebelde de cada um de nós enquanto crianças e a criança em cada um nós quando nos tornamos adultos. A imaginação em estado puro – “Um dia, Calvin acorda e descobre que não é afectado pela força da gravidade.” Muitos anos depois do fim de Calvin and Hobbes, parte da cultura popular do século XX, o seu criador Bill Watterson continua sem perceber bem a sua popularidade. E continua firme na decisão de não voltar atrás. Mas nós podemos: reedições portuguesas de nove livros até Setembro. Por António Rodrigues
Os grandes temas da filosofia, uma vez por dia
Se a Mafalda de Quino foi a BD de tempos mais políticos, “o Calvin é para esta época, em que a política já não é um imperativo categórico”, diz o editor Guilherme Valente, que sugeriu Calvin & Hobbes a um novo jornal: O PÚBLICO (há 25 anos).
Um cartaz vindo do céu
Bill Watterson aceitou desenhar o cartaz de Stripped – o primeiro cartoon que cria em quase 19 anos. É um documentário sobre o futuro das tiras de BD agora que o seu meio de excelência, os jornais, definha. Os criadores do filme estão felizes pela generosidade “do seu herói”.
Como se faz um filme sem sair à rua
Uma bicicleta como metáfora da liberdade. Uma miúda que desafia os preconceitos da sociedade saudita. Uma realizadora que filma no seu país, mesmo que tenha que se esconder dentro de uma carrinha. “A Arábia Saudita está a mudar”, diz Haifaa al Mansour.
É um fotolivro feito com muitas dúvidas. Está entre os melhores
Tem um livro entre os melhores do mundo: nesta semana, José Pedro Cortes viu Things here and Things still to come ser considerado entre o que de melhor se publicou nas últimas décadas – escolha de Martin Parr e Gerry Badger no terceiro volume de Photobook: a History.
Nota aos mais desatentos: O ípsilon que além da sua versão em papel tem uma versão especial tablets ( iPad e Android) está também disponível na íntegra no site http://ipsilon.publico.pt/ todas as sexta-feiras.