Capicua na cidade dos sonhos
As muitas mulheres que há nesta mulher
Nas canções de Capicua há muitas personagens femininas, que acabam por ser ela própria e a digestão de décadas de representações da mulher na música popular. Por Vítor Belanciano
A dança ansiosa de St. Vicent
Após o disco com David Byrne, Annie Clark volta à pele de St. Vincent para um tratado sobre como manter a pop um lugar de efervescência. Inclui alucinações com o fundador dos Black Panthers e obsessão tecnológica q.b.
Vincent Moon e o mundo para além da La Blogothèque
Com os Concert à Emporter, pôs National ou Vampire Weekend nas ruas. Daí para cá, o seu mundo tornou-se maior. No momento em que chega a Portugal (sábado e domingo, ZBD e Maus Hábitos), o seu mundo alargou-se drasticamente. Fala ao Ípsilon depois de cinco anos a filmar pelo mundo.
As portas não voltarão a ser iguais
É arquitectura, é escultura, é arte? Reimaginar o papel das portas na arquitectura foi o que Eduardo Souto de Moura aproveitou para fazer quando lhe deram carta branca na Royal Academy de Londres.
Amor de costas cegas
Olga Roriz, coreógrafa passional, enfrenta o mito de Orfeu e Eurídice, numa coreografia desenhada para os corpos da Companhia Nacional de Bailado. Até 16 de Março, no Teatro Camões, dança-se o preço da dor, do ego e da traição.
Os que dormem debaixo das ondas
Em Nós, Os Afogados, fabuloso romance do dinamarquês Carsten Jensen , ecoam as grandes epopeias de Melville, Stevenson e Conrad.