Quarto dia na Festa Literária Internacional de Paraty que está a ser transmitida em streaming

fotografia

O cineasta Eduardo Coutinho está já no palco da 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty com moderação de Eduardo Escorel. “Completando 80 anos em 2013, Eduardo Coutinho construiu nas últimas décadas uma obra que figura entre as mais importantes do cinema documentário mundial. Uma característica central de sua produção é a reflexão sobre as implicações éticas de seu trabalho, que tem desdobramentos na própria forma e estrutura de seus filmes. Nesta mesa, Coutinho revê os principais pontos de sua trajectória e discute suas ideias actuais sobre o documentário em conversa com o crítico e director Eduardo Escorel, montador de um de seus filmes mais importantes, Cabra marcado para morrer.”

Todas as mesas da pro­gra­mação prin­ci­pal daquele que é o mais impor­tante fes­ti­val literário brasileiro, será trans­mi­tida em tempo real no site ofi­cial do evento (http://www.flip.org.br/) através de stream­ing. E durante a sessão, através da conta de Twit­ter da FLIP (@flip_se) podem enviar-se questões para os oradores.

A seguir ainda se pode assistir na FLIP durante o dia de hoje:

Às 15h em Paraty

O espelho da história
Aleksandar Hemon
Laurent Binet
Mediação Ángel Gurría-Quintana

O bósnio radicano nos EUA Aleksandar Hemon e o francês Laurent Binet conversam sobre uma questão comum à obra de ambos: a reflexão sobre as implicações morais e os limites cognitivos da escrita do passado, e mais particularmente da transformação da história humana em matéria para a criação ficcional. Ao fazerem ficção sobre episódios históricos dramáticos, ambos colocam em discussão ao mesmo tempo sua própria atividade, desconstruindo ainda assim os modelos mais usuais de romance histórico.
Tenda dos Autores

Às 17h15 em Paraty

Os limites da prosa
John Banville
Lydia Davis
Mediação Samuel Titan Jr.

“Dois dos mais importantes escritores contemporâneos conversam sobre a possibilidade e o propósito da experimentação literária numa época em que se diz que todas as regras já foram transgredidas. Cada um à sua maneira, o irlandês John Banville e a americana Lydia Davis se distanciam nos seus livros de um certo realismo psicológico que se tornou padrão da ficção “de qualidade”no mundo literário de língua inglesa. Os dois conversam sobre esse ânimo de invenção e suas relações com a tradição moderna.”

Às 19h30 em Paraty (23h30 em Lisboa)

Da arquibancada à passeata, espetáculo e utopia
T.J. Clark
Tales Ab’Saber
Vladimir Safatle
mediação Mario Sergio Conti

“Os jogos da Copa das Confederações se tornaram pontos de atracção das manifestações em diferentes cidades brasileiras, com protestos contra os gastos e acertos políticos envolvidos na realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Que comparações é possível traçar entre as multidões do lado de fora e de dentro dos estádios? As ideias tradicionais de esquerda dão conta de explicar os protestos ou precisamos de novos conceitos para entendê-los? Três importantes pensadores de esquerda discutem as aspirações da nova multidão.”

Esta entrada foi publicada em Agenda, Vídeo com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2013/07/06/quarto-dia-na-festa-literaria-internacional-de-paraty-que-esta-a-ser-transmitida-em-streaming/" title="Endereço para Quarto dia na Festa Literária Internacional de Paraty que está a ser transmitida em streaming" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a Quarto dia na Festa Literária Internacional de Paraty que está a ser transmitida em streaming

  1. Pingback: Photo: ‘ Público vê filme brasileiro no cinema por acaso ‘ , afirma Eduardo … – Globo.com | Fabrica de bijuterias

Deixar um comentário