Sessão de Eduardo Souto de Moura e John Goldberg
José Fotografia de Walter Craveiro/ Festa Literária Internacional de Paraty
Depois de ontem ter acontecido a sessão com Eduardo Souto Moura (podem ler o texto sobre a sessão no PÚBLICO online)
está agora a decorrer a mesa O prazer do texto com Lila Azam Zanganeh e Francisco Bosco, moderados por Cassiano Elek Machado e está a ser muito interessante.”Se o valor da literatura é com frequência associado a uma dimensão moral ou pedagógica, ao aprimoramento ou ilustração do leitor, dois dos principais autores do século XX tentaram valorizá-la em função de sua potência erótica. Para o russo Vladimir Nabokov, a força da criação literária estava no que ele chamou de encantamento. Já o crítico francês Roland Barthes explorou, num de seus livros mais discutidos, uma célebre distinção entre textos de prazer e textos de gozo. A francesa Lila Azam Zanganeh e o brasileiro Francisco Bosco conversam sobre essas diferentes formas de fruição da leitura e da escrita literária.”
Todas as mesas da programação principal daquele que é o mais importante festival literário brasileiro, será transmitida em tempo real no site oficial do evento (http://www.flip.org.br/) através de streaming. E durante a sessão, através da conta de Twitter da FLIP (@flip_se) podem enviar-se questões para os oradores.
Mas hoje ainda se pode ver:
Às 15h, em Paraty
A vida moderna em Kafka e Baudelaire com Roberto Calasso, Jeanne-Marie Gagnebin e mediação de Manuel da Costa Pinto
“O italiano Roberto Calasso e a suíça radicada no Brasil Jeanne-Marie Gagnebin conversam nesta mesa sobre dois grandes escritores e pensadores da era moderna que influenciaram o modo como ainda hoje nos referimos ao nosso tempo: o tcheco Franz Kafka e o francês Charles Baudelaire. Entre a crítica literária, a história e a filosofia, Calasso e Jeanne-Marie exploram os pontos de aproximação e contraste entre as parábolas e o gosto pelo absurdo kafkianos e as reflexões de Baudelaire sobre o belo, o cômico e o grotesco na era moderna.”
Às 17h15
Ficção e confissão com Tobias Wolff e Juan Pablo Vilallobos e mediação Ángel Gurría-Quintana
“Um tema recorrente do autor homenageado este ano pela Flip, Graciliano Ramos, a relação entre experiência pessoal e criação literária dá o mote desse encontro entre dois grandes escritores contemporâneos: o americano Tobias Wolff, autor de premiados livros de contos, romances e memórias, e o mexicano Juan Pablo Villalobos cujo livro Festa no covil (2010) se vale da perspectiva infantil para observar de um ângulo inusitado o mundo do narcotráfico e a violência da vida mexicana.”
Às 19h30 em Paraty (23h30 em Lisboa)
Lendo Pessoa à beira-mar com Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli. Mediação Júlio Diniz
“Cleonice Berardinelli é a mais importante estudiosa de Fernando Pessoa no Brasil e autora da segunda tese feita no mundo sobre o poeta português. Maria Bethânia tem integrado versos de Pessoa em seus espetáculos e discos há mais de quatro décadas, realizando leituras antológicas dos poemas do autor. As duas amigas, ambas condecoradas pelo governo português com a Ordem do Desassossego, se encontram para uma sessão de leitura, conversa e celebração em torno de um dos maiores escritores modernos.”
Às 21h30 em Paraty
Uma vida no cinema com Nelson Pereira dos Santos e Miúcha. Mediação Claudiney Ferreira
“Um dos maiores cineastas brasileiros, Nelson Pereira dos Santos, conversa sobre sua obra com sua amiga e colaboradora Miúcha, com destaque para suas antológicas adaptações para o cinema de livros de Graciliano Ramos, os filmes Vidas secas e Memórias do cárcere.”