Ciberescritas
A carta começa assim: “Meu querido Carlos de Oliveira: Só hoje recebi hoje mesmo a haviam deixado no Café Arcada a sua carta de 24 de Abril. Consegui arranjar-lhe 3 exemplares da ‘Athena’ que contém o ‘Christmas Cake’. Envio-lh’os registados não hoje, mas amanhã, pois os não arranjei a tempo de apanharem o registos [SIC]. O mesmo succedeu, por tabella, ao meu folheto. Mando-lhe onze um, de mim para si; dez, para v. dar a quem quizer. Se precisar de mais, diga. Dê-me, sempre que possa, notícias suas. A minha’morada’ perpetua é Apartado (ou Caixa Postal) 147, Lisboa. Um abraço do muito seu, Fernando Pessoa”.
Foi escrita a 17 de Maio de 1928, enviada por Fernando Pessoa (1888-1935) para o poeta e tradutor Carlos Lobo de Oliveira (1895-1973), cuja obra se iniciou, em 1912, em revistas literárias como “Águia”. Carlos Lobo de Oliveira é também autor de “Meditação no Tempo”, “Silêncio Fechado”, “Noite Espiritual” e “Alegre Melancolia” (Prémio Antero de Quental em 1956) e a sua obra está disponível no “site” dedicado ao seu espólio, onde é possível aceder aos PDF das obras e de alguma correspondência. Também pode ser consultada a sua participação em revistas literárias da época, poemas que nunca foram editados.
Foi a partir de uma pasta de arquivo “onde se encontravam artigos de jornal, correspondência variada e documentos pessoais, e da consulta aos livros que editou” que Luís Lobo de Oliveira, neto do escritor, conseguiu tratar e organizar o espólio do avô a que teve acesso. Estão disponíveis no “site” também recortes de jornais no dia da sua morte, um acervo de fotografias pertencente à família, outras relativas à Torre do Paço (que lhe pertencia, integrada numa quinta minhota) e documentos da passagem pelo Brasil, para onde partiu depois de ter participado no Movimento da Monarquia do Norte.
Viveu no Brasil, de 1919 a 1924, e há coincidências entre aspectos da sua biografia com Ricardo Reis. “A relação de amizade entre Carlos Lobo e Fernando Pessoa pode muito bem ter inspirado a gestação de Ricardo Reis, que ‘vive no Brasil desde 1919, pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico.’ (In ‘Carta de Fernando Pessoa para Adolfo Casais Monteiro’, 13 de Janeiro de 1935)”, lê-se no “site”.
“Segundo o Jornal ‘O Debate’ de 31 Março de 1973 deve-se a Carlos Lobo de Oliveira a primeira edição da ‘Mensagem’ de Fernando Pessoa, que lhe autografou e dedicou um exemplar a 13 de Dezembro de 1934 (este exemplar está actualmente fora da família).”
Para a criação deste portal dedicado ao espólio deste escritor que nasceu em Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana de Castelo, o neto contou com “o trabalho e generosidade” de inúmeras pessoas que se voluntariaram para concretizar o projecto ou o financiaram. Outra maravilha deste “site” é a carta do escritor Jorge Luís Borges a Lobo de Oliveira. O português andou em busca das origens portuguesas do argentino.
Espólio do poeta Carlos Lobo de Oliveira
http://www.carloslobooliveira.com/
(Crónica publicada no caderno Ípsilon no dia 13 de Janeiro de 2012)