O escritor Philip Roth deu há um mês uma entrevista à revista francesa Les Inrockuptibles onde anunciava que Némesis, o romance publicado em Portugal o ano passado, seria o seu último. E dizia que já não escreve desde há três anos. ´(ler a entrevista aqui)
A Salon leu a entrevista, que está disponível online em francês, e ligou para a editora de Roth nos Estados Unidos, a Houghton Mifflin, para confirmar. A editora contactou o autor, sexta-feira de manhã, que confirmou, revela a Salon online.
Quando na entrevista a jornalista da Les Inrockuptibles lhe perguntou se ainda sentia desejo de escrever, Roth respondeu que não, Acrescentou que não tem intenção de o fazer durante os próximos dez anos. “Para ser franco, acabei. Némesis será o meu último livro. Olhe o exemplo de E. M. Forster, que deixou de escrever ficção quando tinha 40 anos. E eu que encadeava livro atrás de livro, não escrevi nada nos últimos três anos”, afirmou, explicando que preferiu organizar os seus arquivos para os entregar ao seu biógrafo.