Ciberescritas
Isabel.Coutinho@publico.pt
Alugar um livro de uma biblioteca sem sair de casa é uma das vantagens de se viver no século XXI. Já é possível pedir emprestado um livro, descarregá-lo para o nosso computador pessoal, telemóvel ou tablet e ter direito a lê-lo durante um período de tempo. Este serviço que já estava a ser disponibilizado em bibliotecas estrangeiras (escrevi aqui sobre a experiência da Mediateca do Instituto Francês de Portugal, que tinha um serviço parecido), e tem sido tema de discussão entre editores, livreiros e bibliotecários por causa de direitos de autor e outras implicações, está agora disponível para algumas das edições da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP).
A francesa Laure Junot, Duquesa de Abrantes, esteve em Portugal em 1805 e 1806. O livro “Recordações de uma estada em Portugal, 1805-1806” está publicado pela Biblioteca Nacional na colecção Portugal e os Estrangeiros, que se dedica à divulgação da imagem de Portugal e dos portugueses criada a partir de olhares de quem nos visitou ao longo dos séculos. São edições críticas, revistas e anotadas por especialistas e no caso deste livro tem apresentação e notas de José-Augusto França e um texto de Raul Brandão sobre “Os plágios da duquesa de Abrantes”.
“Recordações de uma estada em Portugal, 1805-1806” foi publicado em versão impressa em 2008 e agora em ebook. Faz parte das edições em formato ebook que estão disponíveis aos leitores através de uma plataforma específica associada à Livraria Online da BNP que funciona desde Agosto. Quem quiser adquirir este ebook pode fazê-lo por 6,50 euros. Quem optar pelo empréstimo paga 1 euro e pode lê-lo durante cinco dias. Esta plataforma, explicam no site da BNP, permite comprar e alugar os ebooks desta biblioteca e lê-los em computadores pessoais (Pc ou Mac) e também no iPad, no iPhone e em outros dispositivos que utilizem sistemas Android.
Para que seja possível fazer a leitura destes ebooks nos nosso computadores pessoais temos de instalar o software de leitura gratuito da Adobe Digital Editions. E para se conseguir ler estes livros nos outros dispositivos é preciso instalar o software BlueFireReader (que também é gratuito) e seguir as instruções.
Esta nova plataforma para ebooks da Biblioteca Nacional (BNP) é gerida e disponibilizada através da Marka, agregador nacional que em volume de conteúdos que coloca no mercado é o terceiro a nível europeu.
Esta nova forma de distribuição das edições da BNP está pensada não só para o público em geral ( que o pode fazer refastelado no sofá de casa) como para outras bibliotecas que, ao aderir a esta nova plataforma, podem não só adquirir a versão ebook, como gerir os empréstimos da sua colecção digital.
Ebooks na Biblioteca Nacional
http://livrariaonline-ebooks.bnportugal.pt
Adobe Digital Editions
http://www.adobe.com/products/digitaleditions/
Bluefire Reader
http://www.bluefirereader.com/
(crónica publicada no Ípsilon de 10 de Fevereiro de 2012)