É hoje lançado “Clarice Lispector -Figuras da escrita” de Carlos Mendes de Sousa no IMS do Rio de Janeiro

O Instituto Moreira Salles lança hoje (último dia do curso “Clarice Lispector, uma aprendizagem”), às 20h30 (hora brasileirra), na sua sede no Rio de Janeiro, o livro “Clarice Lispector – Figuras da escrita”, do crítico literário português e professor de literatura brasileira Carlos Mendes de Sousa. A publicação é uma reedição integral do texto com mesmo título publicado em Portugal em 2000, pela Universidade do Minho, em Braga, que teve uma tiragem de 500 exemplares. A edição do livro no Brasil faz parte de uma série de acções que o IMS tem feito à volta da obra de Clarice.
Segundo Eucanaã Ferraz, consultor de literatura do Instituto Moreira Salles, este livro é o mais completo estudo até hoje realizado sobre a obra de Clarice Lispector. “É preciso observar que o autor mantém todo o tempo um diálogo generoso com a bibliografia de Clarice produzida até então, assim como vai buscar instrumental teórico em áreas como a filosofia, a psicanálise e a própria teoria literária”, explica Eucanaã. Apesar disso, Carlos Mendes Sousa define que “a publicação não deixa de ser uma iniciação à leitura de Clarice Lispector”. Para Benjamin Moser, autor da biografia “Clarice” (Cosac Naify, 2009), e também autor de texto de apresentação na publicação do IMS, “o livro combina o conhecimento dos mais sérios pesquisadores com o amor e a empolgação, mal disfarçados, que são marcos do clariciano legítimo”. Carlos Mendes de Sousa é professor na Universidade do Minho e codiretor da revista de poesia “Relâmpago”.

Esta entrada foi publicada em Agenda com os tópicos , , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2012/03/08/e-hoje-lancado-clarice-lispector-figuras-da-escrita-de-carlos-mendes-de-sousa-no-ims-no-rio-de-janeiro/" title="Endereço para É hoje lançado “Clarice Lispector -Figuras da escrita” de Carlos Mendes de Sousa no IMS do Rio de Janeiro" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário