Na Capa
Os demónios do cinema americano no Lisbon & Estoril Film Festival
Mr. William Friedkin Cão Danado
Nome central da geração dos anos 70 que rompeu com os brandos costumes do cinema norte-americano, William Friedkin personificou a raiva de um país dividido pela guerra e de personagens a contas com o mal. Regressa, este ano, com o incondicional “Killer Joe” e um ciclo no Lisbon & Estoril Film Festival, que começa hoje. Por Francisco Valente, em Florença
James Murphy, e vão dez anos nas mãos da DFA
Com o fim dos LCD Soundsystem, James Murphy voltou a dedicar-se à sua editora, que celebra hoje, no Lux, dez anos de vida. Sem a DFA, a última década não teria sido a mesma: falámos com o homem que mudou o nosso mundo enquanto ele tomava o pequeno-almoço.
Poesia que vive da morte
Um colóquio internacional e a edição de vários livros marca, o cinquentenário da estreia poética de Ruy Belo. O que poderia ser mera confirmação ritual do estatuto canónico do poeta de “Boca Bilingue” talvez venha a mostrar, afinal, que o enquadramento desta obra de poesia portuguesa do seu tempo é ainda um problema em aberto.
Um infame competente
Guiado pelo instinto literário, António Mega Ferreira acaba de devassar a vida do Padre José Agostinho de Macedo, que atravessou os séculos XVIII e XIX. Retrato de um país atordoado.
Em casa de Fernando Lemos
O Brasil acreditou nele. E Fernando Lemos encontrou no Brasil o território que Portugal lhe roubara. Aos 85 anos de carreira está com uma retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo. Uma conversa em casa sobre a sua vida brasileira.