Helder Macedo nos finalistas de Prémio Zaffari & Bourbon


(fotografia de Luísa Ferreira)

O romance “Natália”, do escritor português Helder Macedo, está entre os dez finalistas do Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura 2011 que será hoje anunciado quando foram 19h30, em Passo Fundo, no Brasil. Adriana Lisboa, com o livro “Azul-corvo”; Cristóvão Tezza, com “Um Erro Emocional”; João Almino, com “Cidade Livre”; João Silvério Trevisan, com “Rei do Cheiro”; Luiz Ruffato, com “Estive em Lisboa e Lembrei de Você”; Michel Laub, com “Diário da Queda”; Pepetela, com a obra “O Planalto e a Estepe” ; Rodrigo Lacerda, com “Outra Vida”, e Rubens Figueiredo, com “Passageiro do Fim do Dia” (obra que acabou de receber o Prémio São Paulo de Literatura) são os outros finalistas. Ao prémio no valor de 150 mil reais (quase 65 mil euros) para o melhor romance de língua portuguesa publicado nos últimos dois anos concorreram 228 romances, publicados no Brasil, entre Junho de 2009 e Maio de 2011.

Os vencedores das edições anteriores foram: em 2009, Cristóvão Tezza (“O Filho Eterno”); em 2007, Mia Couto (“O Outro Pé da Sereia”); em 2005, Chico Buarque (“Budapeste”); em 2003, Plínio Cabral (“O Riso da Agonia”); em 2001, António Torres (“O Canibal e Salim Miguel Nur na Escuridão”) e em 1999, na primeira edição do prémio, Sinval Medina (“Tratado da Altura das Estrelas”). O ano passado entre os finalistas estavam também romances portugueses (“A Viagem do Elefante”, de José Saramago e “O Vento assobiando nas Gruas”, de Lídia Jorge).

O júri do 7º Prémio Zaffari & Bourbon de Literatura é constituído pela escritora e académica Regina Zilberman (presidente do júri), pelo escritor Ignácio de Loyola Brandão e pelos académicos José Luís Jobim de Salles Fonseca, Miguel Sanches Neto e Benjamin Abdala Júnior.

E o vencedor será conhecido a 22 de Agosto, quando começar a 14ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, no Brasil. Este festival literário terá entre os convidados Alberto Manguel, Pierre Lévy e o escritor português Gonçalo M. Tavares, que em Setembro será um dos convidados da XV edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro (1 a 11).

Também Inês Pedrosa irá estar no Brasil este mês a participar na 3ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, de 24 a 28 de Agosto, em Santos.

Deixar um comentário