(imagem retirada do blogue da Pato Lógico)
Ciberescritas
Isabel.Coutinho@publico.pt
Querem melhor apresentação do que esta? “O Pato Lógico faz livros. Em papel e não só. Uns têm folhas que se viram para desvendar a página seguinte, outros vivem dentro de ecrãs. São livros para os mais novos ou para os mais velhos, para os altos ou baixos. Para os que se portam mal e até para os que se portam bem. O Pato Lógico quer que todos os leiam. E quantos mais, melhor.”
A editora Pato Lógico foi criada pelo ilustrador André Letria. Esteve em “migração durante o Inverno”, mas com o bom tempo resolveu dar um ar da sua graça e abriu um blogue, uma página no Facebook e está a pôr de pé uma página na Internet. Há duas semanas, sábado pela tardinha, os autores da Pato Lógico estiveram na Feira do Livro de Lisboa. Era dia de lançar “Estrambólicos” e “De Caras”, livros com texto de José Jorge Letria (o pai) e ilustrações de André Letria (o filho) editados na colecção 16 ao Cubo, que estão na feira à venda na barraquinha da editora Clube do Autor.
A novidade é que estes não são uns livros como os outros. Impressos em papel, podem ser lidos como se fosse um jogo, a página está dividida em três parcelas horizontais que permitem a combinação de imagens e são inúmeras as possibilidades oferecidas aos seus leitores. Consoante as páginas viradas, as personagens das ilustrações vão ficando com um aspecto diferente (com óculos, sem óculos). Na verdade, estes livros permitem fazer milhentas combinações. No blogue há até uma explicação: “Um Estrambólico pode ser muitas coisas e, como o mundo, que é ‘composto de mudança’, um Estrambólico gosta de tomar ‘novas qualidades’. Já dizia o Camões, e o José Mário Branco, uns anos depois.” Quanto às caras e aos nomes do “De Caras”, fica provado que “nomes invulgares se combinam com diferentes expressões, cortes de cabelo, barbas ou bigodes.” Neste livro “há bocas a sorrir e olhares zangados, cabelos de risco ao lado e risco ao meio. E também há os carecas, claro.” Como se não bastasse, para nos encher o sábado a Pato Lógico lançou também dois estranhos livros em formato harmónico. São dois livrinhos, desdobráveis, que se chamam “Incómodo” e “Destino”, livros que não têm palavras e pertencem à colecção Divertimentos Harmónicos. E o que é engraçado nesta história é que em “Incómodo” há uma mosca muito incomodativa e essa mosca vai ganhar outra vida quando for lançada a aplicação deste livro para ser iPad, o tablet da Apple.
Vai acontecer no início de Junho; a versão digital deste livro ficará disponível na App Store, a loja de aplicações da Apple. A Pato Lógico está a trabalhar em conjunto com a Biodroid, empresa portuguesa criadora de jogos para iPad, para o iPhone e outras plataformas -que desenvolveu por exemplo, o jogo de surf “Billabong Surf Trip” – e a mosca incomodativa, que “estorva ou embaraça”, vai poder ser tocada, manipulada e arrastada pelo nosso dedo a tocar no ecrã. O rapaz importunado pela dita mosca vai rodar, rodar os olhos por todo o ecrã. É assim o primeiro ebook do André Letria. Seguir-se-ão outros. Na sessão da Feira do Livro de Lisboa já ficou provado que as crianças adoram.
Blogue do Pato
http://bloguedopato.blogs.sapo.pt/
Pato Lógico no Facebook
http://www.facebook.com/pages/Pato-Lógico-Edições/202118506494570
Na Internet
http://www.pato-logico.com/
(crónica publicada no Ípsilon de 20 de Maio de 2011)