O Prémio Nobel 2010 é Mario Vargas Llosa!


(foto de Ubiratan Brasil)

“Todos os anos ele sonhava com isto”

Euforia na Feira do Livro de Frankfurt

Abraços, telefones que não paravam de tocar e muitos sorrisos. Foi o êxtase no stand da Santillana na Feira do Livro de Frankfurt. Ao final da manhã, quando se soube, ontem, que o Nobel da Literatura fora para Mario Vargas Llosa, os jornalistas correram para onde se encontrava a sua editora, a colombiana Pilar Reyes, directora da Alfaguara Espanha. Foi com ela que nas últimas semanas o escritor esteve a preparar a edição do seu próximo romance El Sueño del Celta.

O escritor tinha lançamento do livro em Madrid marcado para 3 de Novembro, com uma tiragem de 300 a 400 mil exemplares para todos os países de língua espanhola, mas a sua editora explicou ontem que não sabe como ficará agora a sua agenda.

Na próxima segunda-feira o Nobel da Literatura 2010 partiria para o Brasil, viagem programada já há bastante tempo e durante a qual iria participar no Festival Fronteiras do Pensamento, de Porto Alegre (era o convidado especial do mês de Outubro).

Mas ontem o seu editor brasileiro, Roberto Feith, da Objetiva/Alfaguara, também já não sabia se isso iria acontecer. Feith vai a Nova Iorque no domingo tentar encontrar Vargas Llosa tal como tinham combinado há dias. Nessa altura saberá se a viagem ao Brasil continua de pé.

Mas, de volta à euforia do prémio: os primeiros a dar os parabéns à equipa foram os editores espanhóis da concorrência. Angèles Aguilera, a directora de marketing do grupo Santillana, pegou numa caneta colorida e em letras gigantes escreveu “Prémio Nobel” na foto também gigante do autor de A Festa do Chibo (2000) ou Travessuras da Menina Má (2007).

Ainda antes do anúncio do Nobel, a expectante equipa da Santillana telefonou para os Estados Unidos e falou com a secretária do escritor, que assegurou que não sabia que alguém lhe tivesse ligado a avisar. Depois do anúncio, a editora espanhola voltou a tentar falar várias vezes com o escritor, em Manhattan a dar aulas na Universidade de Princeton (sobre Jorge Luis Borges), mas não conseguiu.

Nos Estados Unidos ainda eram seis horas da manhã. “Mas certamente ele já sabe da notícia”, disse Pilar Reyes ao grupo de jornalistas que não parava de aumentar. “Já o esperávamos há muito tempo, mas é sempre uma surpresa”, acrescentou.

Já antes a directora de marketing da Santillana tinha dito ao PÚBLICO que “todos os anos Vargas Llosa sonhava com isto e sempre lhe dizíamos que era este ano que lho iriam dar”.

Isabel Coutinho, em Frankfurt

2 comentários a O Prémio Nobel 2010 é Mario Vargas Llosa!

  1. Isabel,

    O meu nome e Jim Schlagheck. Sou norte-americano e eu acho que o seu blog e bem legal. ‘Brigado!

    Uma pergunta: Aonde posso comprar ebooks em portugues? Eu queria comparar e-livros (no format “epub”) do Jorge Amago, Paulo Coelho, Vianna Moog, e Sergio Buarque de Holada (entre outros) mas nao encontro as obras dos mesmos em versao “epub”. Alguma dica?

    Obrigado mais uma vez,
    Jim

Deixar um comentário