NA CAPA
Charlotte total
O filme com Lars Von Trier, o disco com Beck, o fantasma do pai Gainsbourg
Os homens de Charlotte Gainsbourg
O mundo dela é habitado pelo fantasma do pai, Serge Gainsbourg, pela relação com realizadores de cinema, como Lars Von Trier ou por músicos como Beck, mas no fim paira sempre ela, Charlotte, levemente atormentada, fantasista, mas também capaz de se colocar em causa, como no filme “Anti-Cristo” ou no álbum “IRM”, ambos agora disponíveis em Portugal. Por Vítor Belanciano
Um herói completamente bom
Morgan Freeman queria ser Mandela no cinema. Descobriu o livro de John Carlin sobre o “dia mais feliz da vida política” do ex-Presidente, que inspirou o mais recente filme de Clint Eastwood, “Invictus”. Todos tentaram mas nenhum dos três conseguiu evitar retratar Mandela como um herói total. Eastwood encontrou finalmente um homem bom.
“Sou um dissidente do cinema europeu”
Homenagem a um género que se perdeu. “A Bela e o Paparazzo” é a tentativa de António-Pedro Vasconcelos de recuperar o vínculo com o grande público, através de histórias em que ele se reconheça, e ao país. “O cinema português precisa de um Clint Eastwood”, diz o realizador.
Quando a música é só estética, acaba-se em Auschwitz
Jordi Savall, líder do Hespèrion XXI, esteve no sábado em Santiago do Cacém, num concerto raro. Em entrevista ao Ípsilon, argumenta que “a música e a cultura” são as únicas portas que ainda podem promover o diálogo entre os povos. “Todas as outras – políticas, sociais, violentas – foram um fracasso”.
O sexo que elas têm
Trabalho inédito sobre poetas do século XX, “O Formato de Mulher”, de Anna Klobucha, é uma leitura feminista de mulheres cujos textos mostram o sexo que são.
Olga, aliás Electra
Olga Roriz regresssa aos solos, dez anos depois, numa composição onde se transforma em Electra sem outro corpo que não o seu. Corpo de coreógrafa – e também de uma extraordinária bailarina.