(fotografia de Miguel Madeira)
(no dia em que a Apple provavelmente irá anunciar o lançamento do seu Tablet recordo aqui o texto que escrevi para o jornal PÚBLICO quando o primeiro iPhone foi lançado em Portugal onde explicava as razões que me levavam a querer comprar um.)
Uma das razões porque vou comprar um iPhone é para ler livros.
Estará ela no seu perfeito juízo?, estarão vocês aí a pensar.
Acredito piamente que o futuro dos e-Books, os livros em formato electrónico, vai passar pelo iPhone. É só uma questão de tempo.
Com um iPhone dentro de um bolso, temos as funcionalidades de um Ipod, podemos navegar na www através do Safari, temos acesso às nossas contas de e-mail e aos nossos contactos, podemos localizar lugares em mapas, visualizar vídeos do You Tube e ter um imenso álbum de fotografias.
Como se isto não fizesse já a nossa felicidade, podemos também ler livros em formato electrónico.
Ao mesmo tempo que a Apple lançou mundialmente o seu iPhone 3G, abriu uma loja de aplicações on-line: a App Store.
É possível aceder a esta loja através dos telemóveis, descarregar rapidamente aplicações umas gratuitas e outras pagas e ter acesso a redes sociais on-line como o Facebook, a notícias da zona ou país onde nos encontramos (não se esqueça que este novo iPhone combina GPS, wi-fi e tecnologia de comunicação) e a inúmeras outras aplicações.
Pois uma das mais populares tem sido o eReader da Fictionwise, um software que permite a leitura de e-Books no iPhone e que é gratuito.
Quando se descarrega o software, tem-se direito a dois livros (um deles é “O Último dos Moicanos”, de James Fenimore Cooper).
As páginas do livro são folheadas com toques de dedo para a esquerda e para a direita e é possível fazer pesquisa de palavras no texto. Não é possível marcar a página que se está a ler.
Vocês vão dizer que já se podem ler e-Books em outros telemóveis.
É verdade que com a aplicação Mobipocket eBook Reader é possível ler e-Books nos telemóveis da Blackberry e da Nokia e outros smartphones. Ao que se sabe, no final do ano, a Mobipocket também vai funcionar no iPhone. Mas acreditem : o ecrã deste telemóvel não é comparável ao de outros.
Se me perguntarem qual foi o momento em que compreendi que o futuro do livro não ia escapar ao iPhone, respondo que foi quando, há quase dois meses, estava sentada numa das salas da Book Expo America, em Los Angeles, e Nick Bogaty, da Adobe Digital Editions, divulgou publicamente que a Adobe estava a trabalhar para o Apple iPhone.
E o que é que isto significa? Significa que, no futuro, vai ser possível ler o formato .epub nestes telemóveis. A vantagem do formato .epub em relação ao comum PDF é que se esse documento ou o livro em formato electrónico estiver a ser lido num ecrã mais pequeno o tamanho da letra não se altera, o texto adapta-se ao novo ecrã sem reduzir o tamanho da letra.
Conclusão: a leitura num ecrã pequeno deixa de ser uma maçada.
Steve Jobs terá finalmente ouvido os insistentes pedidos que lhe fizeram os fãs de e-Books e do iPhone na blogosfera, onde surgiram frases como esta: “Olha lá, Steve Jobs! Os e-Books precisam estar no iPhone!”.
O futuro do livro passa por aqui.
(Texto publicado no suplemento P2, do Jornal PÚBLICO de 12 de Julho de 2008)
Mais de um ano depois de ter comprado o iPhone, em Novembro do ano passado, perdi-o num táxi ou numa caixa multibanco. Nunca mais apareceu. Percebi aí que a minha vida estava toda lá. Se não tivesse assinado o serviço Mobile Me, que permite apagar os nossos dados à distância, teria ficado ainda mais deprimida. Aguentei três semanas. Rapidamente tive que arranjar outro.
António, terá que passar sempre através do iTunes porque o iPad não permite ligação por pen. Se calhar é melhor termos esta conversa por email. Quer enviar-me um email para isabel.coutinho@publico.pt?
Cara Isabel
Li com atenção o texto sobre jornais e revistas no ipad publicado na Pública de ontem mas fiquei com algumas dúvidas. Assim, gostaria de lhe perguntar, relativamente ao ipad, se podemos transferir para lá os ebooks em pdf que possamos ter na nossa ‘pen’. No kindle faço-o mas tenho dúvidas se o itunes o permitirá no ipad.
Será que os únicos ebooks que poderei ler são os que compro na Amazon?
Esclareça-me por favor.
António
olhem la esse iphone 4.. mto bom.. talvez vcs gostem, vo compra com certeza..
http://www.wix.com/pdcommunication/mp30-iphone4g
Obrigado Isabel por existires… pronto é exagerado, mas se não existisses não era a mesma coisa 😛
Beijinho e continuação de boa escrita.