(por causa de andar a pensar na década fui desencantar isto no meu baú. ainda não existia este blogue quando a crónica foi publicada no jornal: vão seguir-se outras)
Ciberescritas
Isabel.Coutinho@publico.pt
“Publique e venda no mundo inteiro. Lulu é rápido, fácil e grátis. Publique e venda facilmente numa questão de minutos. Sem custos iniciais. Sem pedidos mínimos. Detenha o controlo dos seus direitos. Fixe o seu próprio preço. Cada produto é impresso no momento em que se faz o pedido.” É com esta mensagem que somos recebidos na versão espanhola do site Lulu.com, que existe desde 2006 e faz parte da uma empresa norteamericana de “print-on-demand” (impressão a pedido), que além dos EUA também existe na Europa e no Canadá.
Haverá alguma mãe que goste de cozinhar e seja organizada que resista ao apelo “edita o teu livro de receitas para os teus filhos e também para o resto do mundo em Lulu.com; começa a fazê-lo agora!”? Pois esta é uma das dicas que aparecem no Lulu.com espanhol.
Faça você mesmo o seu livro e publique-o sem precisar de um editor é a filosofia do Lulu.com. No site todos os passos nos são dados. Há mesmo online um tour animado para vermos como tudo funciona na concepção do nosso livro. Mas toda a ajuda técnica só é dada através da Internet com participação em fóruns online ou através de um “live-help” que, avisa-se, pode por vezes estar sem funcionar.
Primeiro é preciso registar-se no site. Isso é grátis. Tem que se escolher a língua, depois pode usar o Lulu.com para editar livros em formato impresso ou para download, em versão e-book. Mas existe também a possibilidade de usar este serviço para criar calendários ou para, por exemplo, fazer um CD áudio, para download grátis ou não, com textos lidos pelo próprio autor.
Quanto aos formatos dos livros, há vários: desde o tamanho normal do romance até ao livro de bolso. O processo de criação do livro não precisa de ser feito todo de uma vez, podemos deixar a meio e regressar a ele mais tarde. É preciso decidir quem é que vai ter acesso ao livro que estamos a criar só os nossos amigos ou toda a gente, e é preciso dizer se o conteúdo é para adultos ou para todas as idades.
Depois o programa converte o nosso documento (o conteúdo do livro) num PDF. A seguir é preciso escolher a capa para o livro. Escrever os textos para a contracapa.
Dar-lhe um preço, escolher a percentagem de direitos que ganhamos com a venda do nosso livro e o Lulu.com fica com 25 por cento do que cada autor ganha.
No Top 100 dos best-sellers do Lulu.com em espanhol encontra-se o livro “Doña Tilde-Acentuación ortográfica del español”, de Luz Algarín, uma professora que vive na Califórnia, nos Estados Unidos, e que explica “passo a passo o sistema de acentuação ortográfico espanhol”. O livro custa 16 euros.
A Lulu.com espanhola publica por semana 1300 títulos, segundo a revista “Que Leer”, a quem o seu criador disse: “Não estamos só a levar a indústria editorial à Internet; estamos a tentar reinventar o mundo editorial em nome dos autores. Lulu está a revolucionar e a democratizar o sector ao simplificar a publicação de um livro até a tornar tão fácil como criar um blogue na Internet.”
No site oficial Lulu.com norte-americano diz-se que existem mais de 170 mil títulos publicados e que por semana são cerca de cinco mil os novos títulos integrados. Há um blogue oficial e fóruns que podem ser acedidos atráves da página do site.
A Lulu.com é também a patrocinadora do Lulu Blooker Prize, um prémio destinado a distinguir “Blooks” (livros baseados em blogues), que está na segunda edição e cujo vencedor será anunciado na próxima semana.
Lulu.com
Lulu.com em espanhol
Lulu Blooker Prize
http://lulublookerprize.typepad.com/
(crónica publicada no suplemento Digital do jornal PÚBLICO no dia 12 de Maio de 2007)