Na próxima quinta-feira (mais cedo do que o habitual) pode ler no Ípsilon

capayestasemana

Na Capa

Eles portaram-se bem em 2009

Roberto Bolaño, Animal Collective, Alfred Brendel, Wadada Leo Smith, Alain Platel, Jorge Silva Melo, Gus Van Sant, Jochen Lempert

“O colonialismo era o meu pai”

Os retornados “tinham um acordo tácito para não falar”. Isabel Figueiredo quebrou esse acordo. Foi preciso que o pai morresse para ela “dizer a verdade”. Nunca disse ao pai, adorado e odiado, que ele era um racista. Di-lo agora, num livro cru e violento. Sente que “é uma traição”. Mas não podia ser de outra forma. Por Alexandra Prado Coelho

Pobre Velho Willie

Uma nova biografia e uma série de reedições alimentam o revivalismo em torno do homem que em tempos foi “o melhor escritor de segunda categoria”. A Asa lança “Servidão Humana”. Volta, William Somerset Maugham, estás perdoado.


A secreta revolução já não é tão secreta

Um capítulo dourado, mas desconhecido, da história da música de dança sai agora do armáruio em “Raving ‘ 89”, dos irmãos Gavin e Neville Watson, que a Flur distribui em Portugal. Regresso ao futuro de 1989, o ano em que os ingleses – dizem eles – foram mais livres do que nunca e relaxaram a sério pela primeira vez.

Tensão pós-milénio

Das arestas do dupstep, das esquinas da crise, das sombras poéticas da noite nas grandes metrópoles, nasce “Waiting For You” , álbum dos britânicos Kind Midas Sound.

Chamam-lhes o primeiro fenómeno de 2010

Têm quatro canções no MySpace e já são antecipados como um dos fenómenos de 2010: Sleigh Bells. O álbum chega na Primavera, mas já ninguém nos tira as maquetas.

Agnès Jaoui, a passageira da chuva

Escreveu “É Sempre a Mesma Cantiga” e realizou “O Gosto dos Outros”. Mostra agora o seu novo filme, “Deixa Chover”. Em Lisboa, esta “burguesinha parisiense que faz filmes” fala do seu cinema e de Woody Allen e de Tarantino e de Camané e de política.

Deixar um comentário