Mostra do espólio de Jorge de Sena na Biblioteca Nacional

Um barco de metal que inspirou o poema com o mesmo título é um dos objectos que já podem ser vistos nas vitrinas da mostra bibliográfica Jorge de Sena que até 31 Julho estará na sala de referência da Biblioteca Nacional. Deverá ter sido comprado em Santos onde o escritor esteve entre 22 e 28 de Novembro de 1937 durante uma viagem do Navio- Escola Sagres. Estão lá também a sua espada de cadete de Marinha e a carta em que prepara a família para a sua demissão da Marinha de Guerra, as alianças de casamento, treze cadernos que incluem poemas (que escrevia com caneta de tinta permanente e cujos títulos ele sublinhava a vermelho), contos, uma peça de teatro e outros textos.

Também lá estão os “Diários e recordações da vida literária”, o manuscrito dactilografado de “Sinais de Fogo” e a edição do livro “Coroa da Terra – poemas de Jorge de Sena” com a dedicatória “À Mécia de todo o coração” junto a uma rosa seca que se encontrava dentro do livro e ainda muitas cartas, conferências, comentários a filmes, postais com imagens de artistas de cinema que serviam de ficha para os filmes que Jorge de Sena via.

Do espólio fazem ainda parte o passaporte, fotografias de família, uma alfineteira de penas que comprou para Mécia em Dundee, um postal com a imagem do quadro de Goya que enviou para a “filhotada Sena” e onde escrevia “…. este quadro… serviu para una poesia que eu escrevi há anos pensando em vós”. E, por fim, uma caixa de chocolates e rebuçados que foi dada a Mécia de Sena nas vésperas da partida para o Brasil. “Dentro levei, no meu saco de mão, uma carta escrita e que me foi entregue pelo Dr. Bandeira de Lima, para o general Delgado, no qual lhe dizia que não era oportuna qualquer tentativa de regresso a Portugal…”, explica junto ao objecto uma legenda.

Esta entrada foi publicada em Exposição com os tópicos , . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/06/20/jorge-de-sena/" title="Endereço para Mostra do espólio de Jorge de Sena na Biblioteca Nacional" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a Mostra do espólio de Jorge de Sena na Biblioteca Nacional

  1. Merecidíssima!

    … depois da homenagem patrocinada pela ‘Fundação Saramago’ [Julho 2008] com o apoio do MC e da BN, a mesma que hoje mostra o seu espólio.

    Sena não teve o reconhecimento que devia enquanto vivo!
    Um país que, ao longo dos tempos, tende a homenagear os seus maiores escritores, depois de mortos, não é um país que se preze!

    ‘De todas estas palavras não ficará, bem sei,
    um eco para depois da minha morte
    que as disse vagarosamente pela minha boca.'[…]

    Jorge de Sena

    P.S. Gosto do seu espaço! Parabéns!

Deixar um comentário