Acontecimentos da semana

Ciberescritas

Isabel.Coutinho@publico.pt

1. – O escritor e biógrafo brasileiro Fernando Morais – que hoje, dia 8, participa no Letras em Lisboa, numa sessão. às 15h00, no Teatro São Luiz, sobre “Literatura, História e biografia” com Fernando Morais, Germano Almeida, Leonor Xavier – está a lançar em Portugal “O Mago”, a biografia que escreveu sobre o escritor Paulo Coelho (ed. Planeta). Este é o pretexto para uma visita ao “site” dedicado ao livro.
Mal se chega lá, depara-se com uma declaração do biografado: “Não sei qual será a minha reacção ao ler o que estará escrito nessa biografia. Mas na capela que neste momento está diante do meu campo de visão existe uma frase escrita: ‘Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará’.”
O primeiro capítulo de “O Mago” – intitulado “É um pássaro? É um avião? Não, é o popstar Paulo Coelho, o escritor que já vendeu mais de cem milhões de livros” -, e que é, por si só, já um magnífico retrato do mais popular escritor brasileiro, está disponível para leitura. Além de uma galeria de fotos – aquelas que estão também publicadas no livro – é possível consultar algumas opiniões sobre “O Mago” e também artigos que saíram em jornais brasileiros sobre a obra. Mas é na secção “O autor fala” que podemos ver uma longa entrevista com Fernando Morais em vídeo. Uma óptima maneira de completar a leitura do livro.

2.- Há mais novidades no mundo dos e-Books. Esta semana a Amazon.com deve ter anunciado uma nova versão do Kindle (estou a escrever antes da conferência de imprensa de quarta-feira). Com ecrã grande, destina-se à leitura de livros, mas também jornais e textos académicos. Permitirá a leitura de PDFs (sem ser necessário enviar um email à Amazon para que ela converta os textos) e segundo o “Wall Street Journal” (WSJ) a partir do Outono alguns estudantes da universidade Case Western Reserve, em Cleveland, vão receber estes aparelhos para ler em ecrã grande. A universidade vai, depois, fazer um estudo comparando as experiências e opiniões dos estudantes que vão receber o Kindle e daqueles que vão continuar a ler os textos e os livros em papel. Haverá mais universidades envolvidas neste projecto (Pace, Princeton, Reed, Darden School na University of Virgínia e Arizona State).
O mesmo artigo do WSJ e também um artigo do “The New York Times” dizem que a Plastic Logic – de que já aqui falámos – está a pensar lançar o seu aparelho para leitura de livros e jornais electrónicos este Verão (também em ecrã grande) com o “Detroit Free Press” e o “Detroit News” (jornais que restringiram a sua publicação em papel a alguns dias da semana). Mas tanto o Kindle em versão grande como o Plastic Logic são a preto e branco. E se os rumores de que a Apple vai lançar um Tablet até ao final do ano, com um ecrã quatro vezes maior que o do iPod e a cores, se concretizam? Esta é uma batalha que está para durar.

Fernando Morais
http://www.fernandomorais.com.br/

Lançamento do novo Kindle
http://online.wsj.com/article/SB124146996831184563.html

Lançamento do Plastic Logic
http://www.nytimes.com/2009/05/04/technology/companies/04reader.html?_

r=2&partner=rss&emc=rss

(Crónica publicada no suplemento Ípsilon de 8 de Maio de 2009)

Esta entrada foi publicada em Ciberescritas com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/05/13/acontecimentos-da-semana/" title="Endereço para Acontecimentos da semana" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário