A Biblioteca Digital Mundial foi lançada hoje

A Biblioteca Digital Mundial (The World Digital Library – WDL) já está disponível online. Abriu hoje.
Ficam agora disponíveis na Internet, gratuitamente e em várias línguas, conteúdos essenciais de várias culturas mundiais como manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, fotografias, desenhos arquitectónicos, etc.
Ainda não consegui investigar o que por lá se passa, mas já fiquei fascinada com a possibilidade de se fazer zoom nas imagens.
Um dos objectivos é aumentar os conteúdos de outras línguas na Internet (além da inglesa) e de outras culturas que não a ocidental e contribuir para a investigação académica. Lado a lado, poder-se-ão ali encontrar antigos manuscritos chineses e postais de Sarah Bernhardt, originais de Rabelais ao lado de uma gravação áudio da voz de Fountain Hughes, antigo escravo norte-americano de 101 anos. O “website” (http://www.worlddigitallibrary.org/) vai ser uma montra digital através da qual os utilizadores podem consultar e estudar dezenas de milhares de tesouros culturais de diversos países, como Suécia, Arábia Saudita e África do Sul, explica o jornal “The Guardian”.

Tudo começou há quatro anos quando James Billington, bibliotecário da Biblioteca do Congresso em Washington, deu a ideia de se fazer esta biblioteca digital, com todo o conteúdo livre de direitos num “site” traduzido em sete línguas diferentes. O director do projecto é John Van Oudenaren, que disse ao “The Guardian” que espera que a Biblioteca Digital Mundial aproxime as culturas e que sirva de base para educadores em qualquer parte do mundo. Neste momento, já têm 32 parceiros (a Biblioteca Nacional do Brasil é uma delas e a Biblioteca de Alexandria também) e o Médio Oriente tem um grande peso. Por exemplo, diz o “The Guardian”, a Biblioteca Nacional e os Arquivos do Iraque contribuíram com uma selecção de jornais do século XIX e XX escritos em árabe, inglês, curdo e turco otomano. A Biblioteca Nacional Francesa contribuiu, por exemplo, com filmes dos irmãos Lumière.

Esta entrada foi publicada em Bibliotecas com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/04/21/a-biblioteca-digital-mundial-foi-lancada-hoje/" title="Endereço para A Biblioteca Digital Mundial foi lançada hoje" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário