Amanhã pode ler no suplemento ípsilon

Tema de Capa

Benicio del Toro nunca usou t-shirts com Che Guevara. Mas hoje veste a camisola. Atirou-se à figura de olhos fechados, como nas orações. É o intérprete, premiado em Cannes, de “O Argentino” (esta semana nas salas) e “Guerrilha” (daqui a duas semanas), as duas partes do longo filme realizado por Steven Soderberg. Quem quem foi Che Guevara? Nunca o saberemos. “Dossier” no Ípsilon.

Há uma mulher que é várias, diferentes nomes, diferentes tempos, um único lugar – a Madeira, palco deste drama no feminino. Emília, Rosalina, Sissi, Rosamund…do século XIX aos anos 60 do século XX. João Botelho aventura-se pelo mistério, pela luz, de Agustina Bessa-Luís – pelo mistério e pela luz de Manoel de Oliveira, que tem “lido” com a câmara a obra da romancista. Que nova luz se abre em “A Corte do Norte”?

O catalão Albert Serra, hoje já uma coqueluche cinéfila, faz filmes porque não consegue fazer literatura. O cinema, diz, é uma forma de não se aborrecer. Isso quer dizer que em “O Canto dos Pássaros” encontramos diversão? Não: encontramos fé.

É estrela, porque simplesmente decidiu que é. É Lady GaGa, o caso de sucesso mais fulgurante dos últimos meses, que o afirma. Dizem que é a nova Madonna. Ela preferia ser o novo Warhol.

Em 2007, Oynango Jagwasi previa tocar para celebrar a vitória do seu candidato às eleições quenianas. Em vez disso, viu-se trancado durante 90 horas para escapar à violência que se lhes seguiu. Onyango é o vocalista dos Extra Golden, encontro entre o benga do Quénia e o rock e o funk americanos, e “Thank You Very Quickly” é o novo álbum da banda. Uma festa e um agradecimento.

“La Omisión de La Família Coleman”, primeiro texto do actor e encenador argentino Claudio Tolcachir, chega sexta-feira ao Centro Cultural de Belém. É um retrato de família, com um pântano em fundo. Foi mostrado durante quatro anos em casa do encenador.

Esta entrada foi publicada em Agenda, Ípsilon com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/03/19/amanha-pode-ler-no-suplemento-ipsilon-22/" title="Endereço para Amanhã pode ler no suplemento ípsilon" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário