Amanhã pode ler no suplemento ípsilon

Tema de Capa

Beni­cio del Toro nunca usou t-shirts com Che Gue­vara. Mas hoje veste a camisola. Atirou-se à figura de olhos fecha­dos, como nas orações. É o intér­prete, pre­mi­ado em Cannes, de “O Argentino” (esta sem­ana nas salas) e “Guer­rilha” (daqui a duas sem­anas), as duas partes do longo filme real­izado por Steven Soder­berg. Quem quem foi Che Gue­vara? Nunca o saber­e­mos. “Dossier” no Ípsilon.

Há uma mul­her que é várias, difer­entes nomes, difer­entes tem­pos, um único lugar — a Madeira, palco deste drama no fem­i­nino. Emília, Ros­alina, Sissi, Rosamund…do século XIX aos anos 60 do século XX. João Botelho aventura-se pelo mis­tério, pela luz, de Agustina Bessa-Luís — pelo mis­tério e pela luz de Manoel de Oliveira, que tem “lido” com a câmara a obra da romancista. Que nova luz se abre em “A Corte do Norte”?

O catalão Albert Serra, hoje já uma coqueluche ciné­fila, faz filmes porque não con­segue fazer lit­er­atura. O cin­ema, diz, é uma forma de não se abor­recer. Isso quer dizer que em “O Canto dos Pás­saros” encon­tramos diver­são? Não: encon­tramos fé.

É estrela, porque sim­ples­mente decidiu que é. É Lady GaGa, o caso de sucesso mais ful­gu­rante dos últi­mos meses, que o afirma. Dizem que é a nova Madonna. Ela prefe­ria ser o novo Warhol.

Em 2007, Oynango Jag­wasi pre­via tocar para cel­e­brar a vitória do seu can­didato às eleições que­ni­anas. Em vez disso, viu-se tran­cado durante 90 horas para escapar à vio­lên­cia que se lhes seguiu. Onyango é o vocal­ista dos Extra Golden, encon­tro entre o benga do Qué­nia e o rock e o funk amer­i­canos, e “Thank You Very Quickly” é o novo álbum da banda. Uma festa e um agradecimento.

La Omisión de La Família Cole­man”, primeiro texto do actor e ence­nador argentino Clau­dio Tol­cachir, chega sexta-feira ao Cen­tro Cul­tural de Belém. É um retrato de família, com um pân­tano em fundo. Foi mostrado durante qua­tro anos em casa do encenador.

Esta entrada foi publicada em Agenda, Ípsilon com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/03/19/amanha-pode-ler-no-suplemento-ipsilon-22/" title="Endereço para Amanhã pode ler no suplemento ípsilon" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário