“1Q84” é o próximo romance de Haruki Murakami

O escritor japonês Haruki Murakami (Quioto, 1949) esteve esta semana em Barcelona a dar entrevistas e apresentar o seu último livro publicado em Espanha (“After Dark”).
Foi visitar o Museu Picasso, andou a passear pelo Park Güell e foi comprar discos de jazz ao Mercat de Sant Antoni. Nas várias entrevistas que deu aos media espanhóis contou que acabou de entregar um romance “1Q84” ao seu editor japonês: a maior e mais ambiciosa que já escreveu.
É uma piscadela de olho a George Orwell. “Orwell escreveu ‘1984’ a olhar para o futuro, e eu, com o meu romance, quero fazer o contrário, olhar para o passado, mas sem deixar de ver o futuro. É a minha obra mais ambiciosa e entreguei o manuscrito ao meu editor, há uma semana, antes de viajar para Espanha”, disse o escritor à agência EFE. É o seu livro mais extenso e o escritor japonês espera que venha a ser importante na sua vida e também na dos seus leitores.
“Acredito que as boas histórias podem encontrar leitores em qualquer país e em qualquer língua. Eu começo a escrever com a incerteza e a curiosidade de não saber o que ocorrerá às minhas personagens e espero que os meus leitores experimentem essa mesma sensação”, disse ao jornal “El Periódico”. Contou também que nos anos 80 ficou obcecado com a série de televisão “Twin Peaks”, de David Lynch, e que o seu “Crónica do Pássaro de Corda” (ed. Casa das Letras) é muito influenciado por esta série. Considera que “After Dark – Os Passageiros da Noite” (ed. Casa das Letras) tem algo de “lynchiano”.

Esta entrada foi publicada em Escritor com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/03/18/1q84-e-o-proximo-romance-de-haruki-murakami/" title="Endereço para “1Q84” é o próximo romance de Haruki Murakami" rel="bookmark">endereço permamente.

Um comentário a “1Q84” é o próximo romance de Haruki Murakami

  1. After Dark foi um dos meus livros preferidos de Huramaki. COntudo, sem dúvida que a aventura do rapaz do Carneiro Selvagem é dos livros mais sórdidos de sempre (principalmente o 2º). Está de parabéns por tudo isso!

Deixar um comentário