Isabel.Coutinho@publico.pt
E aconteceu. Na quarta-feira foi lançada a aplicação Kindle para o iPhone e iPod touch na loja iTunes norte-americana. É gratuita mas só dá para ser descarregada por quem tenha conta nos Estados Unidos. Quem em Portugal tentar descarregar essa aplicação no seu iPhone, depois de colocar os seus dados, recebe a mensagem: as suas compras só podem ser feitas na loja portuguesa. Mas há truques. Já há portugueses que descarregaram a aplicação e estão a conseguir ler no iPhone ou iPod touch os excertos grátis dos livros em formato Kindle (AZW) que estão disponíveis.
Esta nova aplicação permitirá aos donos de um Kindle, o leitor de livros electrónicos da Amazon.com (que só se vende nos Estados Unidos e desde o final do mês passado tem uma nova versão, o Kindle 2) ler os livros também no iPhone ou no iPod touch. Os livros ficam sincronizados em todos os dispositivos móveis. Se você não tiver o seu Kindle ao pé de si, mas tiver o seu iPhone não ficará impedido de ler o livro que deixou em casa.
Isto significa, está no “press release” da Amazon, que quem descarrega esta aplicação tem à sua disposição no iPhone ou iPod touch uma oferta de mais de 240 mil livros, dos quais 104 pertencem à lista dos 112 “best-sellers” do “New York Times”. E poderá com os dedos, utilizando o ecrã táctil destes dispositivos, ir fazendo a sua leitura. Também é possível adicionar bookmarks, ver as notas e os sublinhados.
Explicam também que é a tecnologia Whispersync que permite que haja sincronização entre o Kindle e os gadgets da Apple, de maneira que em todos os dispositivos de leitura apareçam as indicações da página do livro que se está a ler.
E esta aplicação permite também que se adapte o tamanho de letra ao pequeno ecrã do telemóvel ou leitor de Mp3.
“Estamos entusiasmados por lançar esta nova aplicação na App Store, a loja de aplicações da Apple, e acreditamos que os clientes vão gostar de ver como é fácil e divertido ler os livros em formato digital Kindle no seu iPhone e iPod touch”, afi rma no “press release” Ian Freed, vice presidente da Amazon Kindle. “A aplicação Kindle para o iPhone e iPod touch é uma óptima maneira de os clientes continuarem as suas leituras onde quer que estejam, quer seja na fila no supermercado ou entre reuniões.” Há algumas limitações (estavam à espera de quê?). Por exemplo, não se podem comprar e descarregar livros directamente através da aplicação do iPhone, é necessário utilizar um browser ou o Mobile Safari. Não se podem fazer buscas por palavras-chave, não se pode utilizar o text-to-speech que é permitido no Kindle (leitura do texto com voz de computador) quando o editor do livro o permite.
Mas é a cores! O Kindle é a preto e branco.
Isto é o primeiro passo. Virão aí muitos mais.
Imagens da Kindle App para iPhone
TeleRead: Bring the E-Books Home
(esta crónica foi publicada no ípsilon no dia 6 de Março de 2009)