Três livros para 2009


Ofício Cantante – Poesia Completa
Helberto Helder
Assírio & Alvim, Janeiro

“Ofício Cantante” foi o título escolhido para a primeira publicação, em 1967, de poemas reunidos do autor, na colecção Poetas de Hoje, da Portugália Editora.É o título agora recuperado para a sua poesia completa. Para além de inéditos (e outros poemas retrabalhados) incluem-se os poemas do já esgotado “A Faca Não Corta o Fogo – Súmula & inédita”, considerado pelo Ípsilon o melhor livro de 2008.

A Solidão dos Números Primos
Paolo Giordano
Bertrand, Janeiro

É o primeiro romance do italiano Paolo Giordano (nasceu em 1982) que está a fazer o doutoramento em Física de Partículas, recebeu o Prémio Strega e uma menção honrosa no Orémio Campiello. Uma história por onde passam os tormentos da adolescência, a solidão, a culpa e a expiação.

Proust era um Neurocientista
Jonah Lehrer
Lua de Papel, Março

Para António Damásio este livro é “uma admirável aplicação da neurociência, de leitura profunda e fascinante”. A partir da obra de oito artistas – um pintor, um poeta, um chefe de cozinha, um compositor e quatro romancistas -, Leher mostra como a arte nos revelou verdades fundamentais sobre a mente humana que a ciência só agora começa a desvendar. É uma combinação de biografia, ensaio e rigorosa escrita científica.

Esta entrada foi publicada em Editoras, Ípsilon, Livros com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/01/19/tres-livros-para-2009/" title="Endereço para Três livros para 2009" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário