Os Prémios Costa foram atribuídos

A antiga editora Diana Athill, autora de O Fim Pode esperar – Memória Lúcida de uma Vida Intensa (biografia que foi editada em Setembro, em Portugal, pela Pedra da Lua) recebeu ontem, aos 91 anos, um dos mais importantes prémios literários britânicos, o Costa Book Award 2008 na área da biografia.
É a pessoa mais velha a ter alguma vez recebido este prémio e este seu livro é sobre o que significa ser velho. Também fala de sexo, de recordações e de como se enfrenta o destino inevitável da morte. Foi Ian Jack, o ex-editor da Granta, que lhe disse que gostaria de ler um livro sobre o que é ser velho. Ela que editou Norman Mailer, John Updilke e Naipul, perguntou-lhe se ele estava tolinho.
Afinal, a ideia resultou. O seu livro foi considerado pelo júri como “maravilhosamente escrito”. Cândido, cheio de pormenores, sem uma ponta de sentimentalismo e charmoso.
O Costa Book Award para melhor romance 2008 foi para o escritor irlandês Sebastian Barry pela sua obra The Secret Scripture, que também vai ser editada em português ainda este ano, desta vez pela editora Bertrand. O júri, além de dizer que esta história de amor leva as pessoas para uma “viagem inesquecível”, arriscou dizer que não se leu livro melhor durante o ano (a obra foi finalista de outro importante prémio literário britânico, o Booker Prize, mas perdeu).
Sadie Jones recebeu o Costa na categoria de melhor primeiro romance com o livro The Outcast (esteve também entre as obras finalistas do Orange Prize) e ao poeta Adam Foulds foi entregue o Costa para obra de poesia por The Broken Word. Just Henry valeu a Michelle Magorian o prémio para melhor obra infantil.
Os Costa Book Awards são os antigos Whitbread Literary Awards e os cinco autores premiados receberam cinco mil libras (5286 euros) cada um. Estão agora nomeados para o 2008 Costa Book of the Year (o livro Costa do ano). A escolha será feita por um júri presidido por Mattew Parris e será anunciado a 27 de Janeiro. O vencedor receberá um cheque de 25 mil libras (26.432 euros).

Esta entrada foi publicada em Prémios com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2009/01/07/os-premios-costa-foram-atribuidos/" title="Endereço para Os Prémios Costa foram atribuídos" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário