Sexta-feira pode ler no suplemento ípsilon


Na capa
Nanni Moretti leu “Caos Calmo” e achou que gostava de interpretar Pietro Paladini, um homem que depois da morte da mulher decide passar os dias sentado em frente da escola da filha. Interessou-lhe – a ele que passou a vida nos filmes a protestar, a gritar – a ideia de alguém… parar. Mas desta vez não quis ser realizador. No seu novo filme, Moretti é só actor. Só? Será possível um filme com Moretti não ser profundamente morettiano? Por Alexandra Prado Coelho, em Roma.

Jean-Pierre e Luc Dardenne têm uma obra obstinada, dura. Servem-se de um realismo materialista para dar a ver episódios gerados pelas contradições sociais. “O Silêncio de Lorna”, história de um casamento combinado por forma a garantir a cidadania belga a uma imigrante albanesa, não foge à regra. Mas é o filme dos irmãos Dardenne onde há mais lugar para o sentimento.

Em “O Jovem Estaline”, Simon Sebag Montefiore recupera os primeiros anos da vida de um dos mais monstruosos ditadores do século XX, que descreve como alguém entre Bin Laden e Tony Soprano.

Depois de ter combatido pelo império, Jaime Nogueira Pinto passou a combatente da Guerra Fria. Aprendeu que há bons e maus de ambos os lados. Descreve em “Jogos Africanos” o seu percurso pelo lado sombrio das guerras que devastaram Angola e Moçambique e os interesses mundiais que nelas se cruzaram.

“In Ear Park” é quente como uma lareira no Inverno. Há um “bem-estar” quase físico que se retira da música dos Department of Eagles.

Em “Outro Fim”, nova ópera de Pinho Vargas com libreto de José Maria Vieira Mendes, o compositor trocou a metafísica do artista pelo trabalho do artesão. Um jogo de ficção dentro da ficção para ouvir este fim-de-semana na Culturgest

Na década de 80, um casal de americanos viajou até à Jamaica e documentou o emergir da cultura e música dancehall. Agora, um livro e uma antologia, da editora Soul Jazz, dão conta dessa história.

Já pode saber mais em ipsilon.publico.pt. Está lá já um vídeo a propósito da entrevista que Nanni Moretti deu a Alexandra Prado Coelho.

Esta entrada foi publicada em Agenda, Ípsilon com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2008/12/17/sexta-feira-pode-ler-no-suplemento-ipsilon-3/" title="Endereço para Sexta-feira pode ler no suplemento ípsilon" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário