O Arquivo Pessoa já está a funcionar online

A base de dados Arquivo Pessoa e o portal MultiPessoa estão disponíveis desde ontem na Internet. Com concepção e direcção de Leonor Areal, este portal é a actualização do CD-ROM MultiPessoa – Labirinto Multimedia, co-editado em 1997 pela Texto Editora e pela Casa Fernando Pessoa.
O projecto tem como patrono o Instituto de Estudos sobre o Modernismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, de que Leonor Areal é uma das investigadoras, e foi apresentado por ela ontem no Congresso Internacional Fernando Pessoa, que hoje termina em Lisboa.
A ideia de transpor para a Web aquilo que fazia parte do CD-ROM MultiPessoa editado nos anos 90 surgiu à investigadora pela dificuldade prática de se estar constantemente a actualizar um CD-ROM e por este já não se encontrar à venda.
O Arquivo Pessoa (http://arquivopessoa.net) é uma base de dados da maior parte da obra pessoana e tem capacidades de pesquisa de texto complexas. A recolha de textos para o projecto baseou-se nas edições principais da obra pessoana, mas não em todas. Estão lá as primeiras edições de cada obra e, em alguns casos, versões posteriores.
A edição on-line, no estado actual, reproduz a base de dados editada em 1997 (a que já estava no CD-ROM). Em breve, diz a investigadora, serão actualizados alguns textos cujas versões corrigidas foram entretanto publicadas e serão também adicionados os inéditos publicados mais recentemente. “O objectivo é colocar on-line, e actualizar regularmente, toda a obra editada de Fernando Pessoa”, diz. Além de poemas de Pessoa e dos vários heterónimos podem ser consultados textos filosóficos, correspondência, textos de auto-análise, escritos ocultistas, etc.
O portal MultiPessoa (http://multipessoa.net) é “um instrumento didáctico”. Na secção Labirinto encontra-se uma selecção antológica de textos de Fernando Pessoa em 13 percursos temáticos organizados em hipertexto, através do qual o leitor pode navegar (Vida e Obra, Obra Pública, Ocultismo, Fausto e Portugal são alguns dos percursos possíveis). Mais tarde, além de ficheiros áudio, será incluída a sessão Pessoana, uma espécie de Wikipédia com citações de textos de crítica literária sobre Pessoa e ainda uma secção de vídeos e jogos.

(Notícia publicada hoje no PÚBLICO)

Esta entrada foi publicada em Escritor, Livros, Poesia com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2008/11/28/o-arquivo-pessoa-ja-esta-a-funcionar-online/" title="Endereço para O Arquivo Pessoa já está a funcionar online" rel="bookmark">endereço permamente.

6 comentários a O Arquivo Pessoa já está a funcionar online

  1. Pingback: Arquivo Pessoa « Animal Civilizado

  2. Excelente notícia, de que demos conta no nosso blogue. Até porque agora ninguém tem desculpa para não participar na nossa (inovadora)proposta “Curta Pessoa”: a realização de curtas-metragens baseadas na obra e biografia de Fernando Pessoa.

    VM
    Org. BiblioFilmes Festival

  3. Excelente notícia, de que demos conta no nosso blogue. Até porque agora ninguém tem qualquer desculpa para não participar na nossa proposta “Curta Pessoa”: a realização de curtas-metragens baseadas na obra e biografia de Fernando Pessoa.

    VM
    Org. BiblioFilmes Festival

Deixar um comentário