O blogue de JL Peixoto, a Letra Pequena e o Golden Notebook Project

Coisas a descobrir

Isabel.Coutinho@publico.pt

1.
“Recado para a minha irmã Alzira
Mana, amanhã vou para Istambul.”
Este recado foi “postado” por José Luís Peixoto no dia 5 de Novembro de 2008, às 17h04, no seu blogue na revista brasileira “Bravo” (esta semana descobri que este blogue existia através de mensagens que José Afonso Furtado coloca no Twitter).
“Mana, amanhã vou para Istambul.” E depois foi.
Na terça-feira passada o escritor português revelou as fotografias e começou a colocar algumas no blogue. Numa delas aparece num “estudio-cozinha, com o apresentador-cozinheiro de um programa de tv”. Estranho. Sem nenhuma explicação e é isso que tem graça.
Alguns dos “posts” do romancista, poeta e dramaturgo português são feitos com textos que já foram publicados em revistas e jornais deste lado do Atlântico. Por exemplo, aquele, intitulado “Texto sobre Mim”, que saiu no “Jornal de Letras”. Ou “Algumas coisas invisíveis” publicado originalmente na revista “Visão”. Há ainda uma crónica sobre a obra “Como falar dos livros que não lemos?”, que o Prémio José Saramago de 2001 escreveu para a revista “Time Out”. Mas também estão lá traduções que vai fazendo. Por exemplo, um poema de Billy Collins e um texto de Lydia Davis.
A revista “Bravo” tem no seu site outros bloggers que vale a pena ler: o cineasta Domingos Oliveira e o escritor e editor brasileiro Paulo Roberto Pires.

2.
Letra Pequena, o blogue de Rita Pimenta que há anos escreve sobre literatura infanto-juvenil no PÚBLICO e que retoma o nome da sua crónica que era publicada no Mil Folhas e mais tarde na PÚBLICA, já está a funcionar. “Letra pequena online é um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens”, explica ela. Mas o que este blogue tem de especial e mesmo até de genial são os seus “Livros para escutar”. São livros “em que basta clicar”, mas que não substituem a leitura em papel, avisa a blogger.
São uma boa maneira de cativar os mais novos para a leitura. Ao mesmo tempo que estamos a ouvir alguém a contar-nos a história do livro, as páginas vão passando à nossa frente numa espécie de “slideshow”. Como se fossem desenhos animados.
Por vezes são os próprios autores dos livros que lêem as suas histórias. É o caso de “Não quero usar óculos” de Carla Maia de Almeida, ou “O Mundo num segundo”, em que a leitura do texto é feito pela autora Isabel Minhós Martins e pelo ilustrador Bernardo Carvalho.
Tanto os professores como os pais sabem das dificuldades de encontrar sites em português destinados a crianças. Já todos conhecem os famosos História do Dia ou o Sítio dos Miúdos da Porto Editora ou o Júnior da Texto Editora. Pois bem: coloquem agora nos vossos favoritos o blogue Letra Pequena. Vale mesmo a pena.

3.
O Golden Notebook Project começou no início desta semana, na segunda-feira, e irá durar cinco ou seis semanas. O que é este projecto inovador? Um grupo de sete mulheres está a ler na Internet o livro “The Golden Notebook” da Nobel da Literatura Doris Lessing e ao mesmo tempo que o lê vai colocando apontamentos e notas nas margens. Estas mulheres são escritoras ou jornalistas, britânicas e norte-americanas (Naomi Alderman, Nona Willis Aronowitz, Laura Kipnis, Philippa Levine, Lenelle Moise, Helen Oyeyemi e Harriet Rubin).
Tudo isto se passa em ambiente web, por isso quem se liga ao site consegue ler o que elas vão escrevendo nas margens do livro a propósito da sua leitura. É também possível ler online o livro de Lessing e até fazer buscas por palavra-chave. O livro tem um prefácio da autora, escrito em 1971, onde ela já reflecte sobre esta obra considerada um clássico da literatura feminista.
A acompanhar tudo isto há ainda um blogue e um fórum (qualquer um pode participar nas discusões mas é necessária inscrição). Este projecto, a que podemos chamar de comunidade de leitores online, nasceu de uma colaboração entre o if:book (The Future of the Book) de Londres e o Arts Council England.

Blogue de José Luís Peixoto
http://bravonline.abril.ig.com.br/blog/joseluispeixoto/

Blogue Letra Pequena
http://letrapequenaonline.blogspot.com/

The Golden Notebook Project
http://thegoldennotebook.org/


(Crónica publicada no suplemento ípsilon de 14 de Novembro)

Esta entrada foi publicada em Ípsilon com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2008/11/17/o-blogue-de-jl-peixoto-a-letra-pequena-e-o-golden-notebook-project/" title="Endereço para O blogue de JL Peixoto, a Letra Pequena e o Golden Notebook Project" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário