Ora tomem lá da Rosa Lobato Faria

Ciberescritas

Isabel.Coutinho@publico.pt

Quem me está a ler nunca imaginou, com certeza, que Rosa Lobato Faria, do alto dos seus mais de 70 e tal anos, iria dar lições de promoção e marketing do livro aos seus colegas portugueses. Pois bem, é isso mesmo que está a acontecer. A escritora, que vai lançar um novo livro em Setembro, está a aproveitar o seu poder de comunicação para chegar aos seus leitores utilizando as novas tecnologias.
“Olá, eu sou a Rosa Lobato Faria mas vocês já sabem isso. Em meados de Setembro vai ser lançado o meu novo livro ‘As Esquinas do Tempo’. É um livro no mínimo intrigante que eu espero que você compre, leia e goste muito. Eu agora estou na Porto Editora onde espero escrever muitos e bons livros de que você vai gostar. No entanto, se quiser saber mais coisas ligue-se a www.portoeditora.pt. Obrigada.”
A autora de “O Prenúncio das Águas”, que lhe valeu o prémio Máxima de literatura em 2000, seguiu o seu editor de longos anos, Manuel Alberto Valente, na sua passagem da Asa para a Porto Editora e esta é a mensagem do vídeo de promoção do seu novo romance. Já pode ser visto no “site” da editora e também no YouTube.
No vídeo, que tem graça por ser feito por alguém como Rosa Lobato Faria que não tem idade quando se trata de novos desafios, vê-se a autora com uma camisa azul, sentada num jardim, na mão tem o livro que estará nas livrarias a partir de 8 de Setembro.
Paulo Gonçalves, do Gabinete de Comunicação e Imagem da Porto Editora, explica que este não é o único vídeo para promover este romance. Brevemente colocarão “on-line” um vídeo com uma breve entrevista à autora. Com a criação na Porto Editora da Divisão Editorial Literária de Lisboa (DEL-L), cujas primeiras obras começam a ser publicadas esta rentrée, a responsabilidade é acrescida. “Há expectativas elevadas quanto à forma como as edições da DEL-L vão ser tratadas e apresentadas ao mercado”, afirma Paulo Gonçalves. “Por isso trataremos cada livro e cada autor com um cuidado inigualável, recorrendo aos diversos meios comunicacionais que nos permitam chegar aos potenciais leitores e apresentar uma informação correcta, coerente e apelativa sobre o livro e sobre o autor, procurando, ao mesmo tempo, fortalecer os laços entre este e os seus leitores.”
Disponibilizaram em PDF o primeiro capítulo do livro e fizeram um pré-lançamento na livraria “on-line” Webboom garantindo aos primeiros 10 compradores o livro autografado pela autora – destes 10, um vai para o Brasil, outro para o Japão e outro para a França, mas o número de encomendas é muitíssimo superior.
“Gravou-se também a locução do primeiro capítulo do romance, com a voz deliciosa da Rosa Lobato de Faria, tornando ainda mais estreita e personalizada a relação da autora com os seus potenciais leitores”, continua Paulo Gonçalves.
E é este ficheiro de som que pode ser ouvido na Web que é verdadeiramente surpreendente. É impossível não querer ouvi-lo até ao fim. A escritora e actriz, que ficou conhecida do grande público pela sua participação no programa de televisão de David Mourão-Ferreira onde declamava poesia, lê o seu livro de uma forma espantosa e até faz pronúncia do Norte quando é preciso. A personagem principal Margarida faz uma viagem no tempo e nós pela voz de Rosa Lobato Faria vamos com ela.

Leitura feita Rosa Lobato de Faria
http://www.portoeditora.pt/ficha.asp?id=04181

Porto Editora no YouTube
http://www.youtube.com/user/GrupoPortoEditora

“As Esquinas do Tempo” na Webboom
http://www.webboom.pt/paginaespecial/dinamica/?id=170

Crónica publicada no Ípsilon de 29 de Agosto de 2008

Para ouvir Rosa Lobato Faria carregue aqui

Deixar um comentário