José Saramago acabou de escrever “A viagem do elefante”

Add Fundacao Jose Saramago’s channel to your page

José Saramago terminou o seu livro “A viagem do elefante”.
Um fragmento do texto e mais informações podem ser consultadas no blogue da Fundação José Saramago.

“Apesar de não se tratar de um livro volumoso, andará pelas 240 páginas, poderemos reconhecer nelas a imaginação de Saramago, a compaixão solidária, esse sentimento que, sendo expressado literariamente, é sobretudo humano.
Ele atravessa toda a obra, distingue-a e significa-a. Encontraremos igualmente o humor que o escritor emprega para salvar-se a si mesmo e para que o leitor possa penetrar no labirinto de humanidades em conflito sem ter de abjurar da sua condição indagadora de humano e leitor. Como sempre, encontrar-nos-emos com a ironia, o sarcasmo, a beleza em estado puro, a responsabilidade de escrever, a felicidade de ter escrito.
Saramago oferece-nos um novo livro. Que não é um livro histórico, embora trate de algo que está na história, ou, para ser mais rigoroso, na pequena história, embora intervenham personagens que tiveram vida real e que agora voltam a ter nova ocasião ao pôr-se a conviver com outras procedentes da imaginação do escritor e, todos juntos, habitar as mesmas páginas, ainda que nem sempre as mesmas peripécias. Quando lerdes o livro sabereis a que me refiro”, escreve no blogue Pilar del Rio.

Esta entrada foi publicada em Escritor, Ficção, Livros com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2008/08/19/jose-saramago-acabou-de-escrever-a-viagem-do-elefante/" title="Endereço para José Saramago acabou de escrever “A viagem do elefante”" rel="bookmark">endereço permamente.

Deixar um comentário