A Fundação José Saramago quer “agitar ”

Um dos objectivos da Fundação José Saramago é mobilizar os leitores de todo o mundo e provocar uma agitação para para a leitura e para a literatura. Por isso, organizaram a palestra-colóquio entre María Kodama e José Saramago que decorreu na Biblioteca Nacional onde se falou sobre Jorge Luis Borges.

Têm agora agendado para o próximo dia 10 de Julho, no Teatro Nacional de São Carlos, uma conversa sobre Jorge de Sena. Na sessão ouvir-se-á a sua poesia e as suas palavras e também se vai falar dele. Os oradores serão Eduardo Lourenço, Pedro Tamen, Vítor Aguiar e Silva e Jorge Fazenda Lourenço (um dos maiores especialistas sobre a obra de Jorge de Sena segundo José Saramago).

Haverá também música: o pianista António Rosado interpretará obras de Debussy e de Mozart. “Creio que vai ser uma boa noite. Vamos ter uma sessão sobre o José Rodrigues Miguéis e outra sobre o Raul Brandão.

“Imaginem, o Raul Brandão. Mas porquê Raul Brandão?”, explicou José Saramago. “Dou a resposta hoje que já dei há muito tempo, há muitos anos: Porque não é preciso ser-se um génio para escrever um livro genial. E Raul Brandão escreveu-o chama-se ‘Húmus’. É sobre isto que nós queremos trabalhar e é para isto que contamos convosco.”, concluiu o prémio Nobel.

Esta entrada foi publicada em Agenda com os tópicos . Guarde o href="http://blogues.publico.pt/ciberescritas/2008/06/30/a-fundacao-jose-saramago-quer-agitar/" title="Endereço para A Fundação José Saramago quer “agitar ”" rel="bookmark">endereço permamente.

24 comentários a A Fundação José Saramago quer “agitar ”

  1. MULHER DO DIA…(Dia Internacional da Mulher)

    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨tiko lee – poeta Cristão Contemporâneo.¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

    O SOL aprendeu a nascer e a brilhar

    quando te viu dando luz à vida!!!

    A LUA aprendeu a brilhar

    com o brilho do teu olhar…

    quando estrelas ficas a admirar!!!

    O DIA aprendeu a passar e a andar vendo o teu caminhar!!!

    A MANHÃ aprendeu a cantar ouvindo dos teus lábios louvores e canções de ninar!!!

    A TARDE aprendeu a suportar a tolerância do passar das horas

    quando tu, ajoelhada, a DEUS,suplicando e agradecendo!!! oras!!!

    A NOITE pediu licença à luz, e pediu ao barulho que ficasse calmo-manso

    para que repousando tenhas confortável descanso.

    A MADRUGADA pediu silêncio ao brilho da lua

    e das estrelas para que eles não acordassem

    os teus sonhos e sono…

    A SEMANA pediu brevidade aos dias

    para adiantar as tuas merecidas vitórias!!!

    O MÊS pediu às semanas e à tristeza que fossem alegres

    e sorrisem quando vierem a ti os dias tristes.

    O ANO pediu aos meses que todas as vezes

    que você chorasse O Espírito Santo te consolasse!!!

    OS SÉCULOS DOS SÉCULOS, OS MILÊNIOS – A ETERNIDADE – A Humanidade

    pediram e agradeceram a DEUS por ter colocado

    no ventre de uma MULHER A SEMENTE –

    que pisou e esmagou a cabeça da serpente…

    O SENHOR JESUS CRISTO!!!

    Esperança!!! Salvação e Alegria da gente!!!!

    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨tiko lee poeta Cristão contemporâneo¨¨¨¨¨¨¨¨

    Poema para o Dia da Mulher – 08 de Março de 2011.

    (11) 83 73 09 48

  2. Meus irmãos portuguêses, muito me apraz se receber de vós algum impresso, mais precioso ainda será se postado pela Fundação José Saramago. Queira digníssima Pilar agraciar-me com alguma relíquia de Portugal, a réplica de um caderno e/ou algum manuscrito de Saramago, pois sou um leitor assíduo da Obra do nosso Prêmio Nobel. Pode ser até uma xerox. Caso veja que posso merecer, este é o endereço: Rua Siqueira Campos 276, CEP:18250-000, Guareí-SP-BR.

  3. Sementes – José Saramago – Poeta tiko lee
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

    O Poeta não morre…José Saramago
    Transforma-se em Sementes.
    E delas nascem mil flores…!!!!
    Semeadas em jardins – mil cores!!!
    Destilado a vida…odores!!!
    Cremado as dores…
    Transforma-se em mil pétalas!!! Corolas de flores…
    Onde pousam borboletas!!! Mil abelhas!!!
    Manjar de delgados beija-flores!!!
    O Poeta não nasce(José Saramago…)E…se não bastasse…
    Não morre também…
    Vive à eternidade…
    Sempre à procura de alguém!!!
    O Poeta não morre
    A sua alma apenas se afoga!
    Numa lágrima que escorre.
    E o firmamento etéreo percorre…
    E aos pés de DEUS,…roga…
    E transforma-se em Sementes…
    José Saramago – de um poeta pobre do Brasil a homenagem!!!
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨Poeta Tiko LEE poeta Cristão Contemporâneo(11) 83730948 Do Livro Mutirão de Poesias 1997 -SRR Editor e Cordilheiras 1999 Peres Editora (Prêmio Carlos Nejar e Prêmio na Comunidade Européia em 2000

  4. Tenho 32 anos, desempregado, morando em condominio onde presto serviços em troca da moradia , fugitivo de minha cidade , andei por parana,sao paulo,rio de janeiro , minas etc. morando na rua , experimentei crak e outras drogas, prostituição e outras drogas, mendicancia e furtos e outras drogas,comida do lixo e fast foot e outras drogas, andei com travestis, ladroes,mendigos , trecheirose catadores de papelão, procurei padres,assistente sociais, pastores e outras drogas. Antes de tudo isso fui rdecista,umbandista,franciscano e outras drogas ,alem de bailarino ,performer e gosto de escrever . Li Saramago quando estava internado em uma clinica psiquiatrica obrigado. Ensaio sobre a cegueira , fiquei enlouquecido pela sutileza com que ele trata da cegueira. Sera que os que enxergam tem mesmo que ficar guiando a maioria que é burra e não morre nunca. Queria ter escrito tambem para Jean Genet , para ganhar um livro dele , de preferencia O diario de um ladrão e pedir ajuda para como escrever meu proprio diario .
    Peço aqui uma forcinha no sentido de como escrever tudo que quero escrever , e como ganhar um exemplar de Caim sem ter que roubar . MAN-DIGO

  5. ola..
    Eu sou a Silvia Xavier, tenho 19 anos e sou de Lousada. Gostaria de ter algum contacto com o Doutor José Saramago, pois tenho de relizar um trabalho sobre si no âmbito da disciplina de Português, na escolariedade superior ao 12ºano.. Gostaria que me respondesse…
    Obrigada

  6. Coitado do Caim?
    Segundo Saramago Deus foi injusto e indiferente à devoção de Caim, alimentando desta forma o ódio, contrapõe Saramago que, Caim só mata Abel porque não pode matar Deus.

    Tanto Caim como Abel deram a Deus ofertas, indicando que reconheciam sua condição pecaminosa e desejavam ter o favor de Deus. Por outro lado, o sacrifício de Abel foi oferecido com fé. De modo que diz o relato “pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício de maior valor do que Caim”. — Hebreus 11:4.
    A perspicácia espiritual de Abel e a falta dessa qualidade em Caim não era a única diferença entre esses irmãos. Havia também diferenças em atitudes. Por isso, “ao passo que Deus olhava com favor para Abel e para sua oferenda, não olhava com favor para Caim e para sua oferenda”. É provável que Caim só refletisse superficialmente na sua oferta e a apresentasse por mera formalidade. Mas Deus não aprovou a simples adoração formal. Caim havia desenvolvido uma péssima atitude de coração, e Deus discerniu que ele tinha motivações erradas. A reação de Caim à rejeição do seu sacrifício refletiu seu verdadeiro espírito. Em vez de procurar endireitar a questão, “acendeu-se muito a ira de Caim, e seu semblante começou a descair”. (Gênesis 4:5) Sua atitude revelava idéias e intenções iníquas. Coitado do Caim?. Não me parece que fosse um pobre coitado castigado por um Deus cruel e ímpio.
    Deus amorosamente o aconselhou, dizendo: “Por que se acendeu a tua ira e por que descaiu o teu semblante? Se te voltares para fazer o bem, não haverá enaltecimento? Mas, se não te voltares para fazer o bem, há o pecado agachado à entrada e tem desejo ardente de ti; e conseguirás tu dominá-lo?” — Gênesis 4:6, 7 Deus nos deu livre-arbítrio, e nós podemos escolher fazer o que é direito. Deus até mesmo convidou Caim a ‘voltar para fazer o bem’, mas não o obrigou a mudar. Caim escolheu seu próprio modo de agir. Caim tornou-se assim um desobediente assassino de sangue frio. Não mostrou nem um pouco de remorso quando Deus perguntou: “Onde está Abel, teu irmão?” Antes, Caim respondeu de modo insensível e insolente: “Não sei. Sou eu guardião de meu irmão?” (Gênesis 4:9) Esta mentira descarada e a negação de responsabilidade revelavam a insensibilidade de Caim. Coitado do Caim? Não! Coitado do Abel!
    Se a bíblia há-de ser lida e criticada, que o seja de um modo consciente e fruto de um estudo diligente do seu conteúdo real.

  7. li á muitos anos ensaio sobre a cegueira e estive uma semana deprimido y na realidade não entendi na altura o alcance daquilo que descrevia, li o livro como um romance de ficção de alguem que estava doente, muitos anos depois entendi sem voltar a ler e penso que não me faz falta ler mais nada de saramago para entender toda a sua mensagem, estamos de acordo a humanidade está cega e até os que se julgam iluminados,acabam por ser vitimas de si mesmos e por muito que vejam a cegueira de todos e é a realidade, não apontam qualquer solução para que se faça o milagre e que os cegos comecem a ver. o tempo dos cristos que curavam os cegos já passou e agora a unica forma será o planeta, o cosmos a separar os cegos dos que pelo menos querem ver começando por ver-se a si mesmos. alguma coisa terá de acontecer e quem espere que sejam os politicos a mudar as coisas pode esperar sentado pois os politicos são os que estão mais cegos a unica possibilidade é que eu comece a olhar para mim mesmo e fazer o milagre de começar a ver-me a mim, pois todos encontram culpas nos outros e ninguem se vê a si. e se não for assim é só uma questão de tempo e uma grande guerra ou tremendos cataclismos livrarão este planeta do sufrimento que nos encontramos todos, talvez a morte seja a unica solução para que tudo possa começar de novo com mais espaço para todos os que ficarem e talvez a proxima civilização que nascer da destruição de esta seja mais amorosa e não esqueça os horrores que nós que ao mesmo tempo somos eles que ainda não nasceram y outros que viveram e morreram antes de nós e possa olhar para eses horrores com compaixão e sem culpas que apesar de serem feitos por nós foi porque estavamos cegos. talvez seja a proxima civilização que possa construir uma humanidade feliz sem pecado original e com espaço para cada um se descubrir a si mesmo sem culpa de ser o que é. bem ajas saramago e a tua iluminação não estará muito longe, mas terás que te ver a ti também, os outros também eu vejo. agora é o momento de me ver a mim, agora é o momento de te veres a ti.

  8. A leitura das obras de Saramago é para mim imprescindível.A reflexao e a emocao sao de uma grandeza e intensidade, que nao encontro na Bíblia.
    Saramago se solidariza com a gente sofrida e manipulada ao longo da história pelos poderosos reinos da terra e do céu. Em suas palvras há dureza, sim. Mas há também uma doçura infinda. Em suas obras há luta, há luto, mas há esperança e amor pelo ser humano.Há ironia e sarcasmo,porém uma poesia que encanta. Vivencio suas obras como peças musicais, que tocam as cordas da alma e porisso sou grata ao estimado escritor.
    Ana B.

  9. No dia 5 de Dezembro de 2009 na Praça Luís de Camões, em Lisboa, às 14 horas, terá lugar a manifestação No Berlusconi Day (Lisboa), em simultaneo com a principal manifestação que terá lugar em Roma. Aqui o tema do evento:
    Berlusconi é uma anomalia muito grave no contexto das democracias ocidentais, como tem vindo a ser divulgado nos últimos dias pela imprensa estrangeira, que define a democracia Italiana como “uma ditadura”.

    Berlusconi, na verdade, nunca deveria ter ascendido a Primeiro-Ministro devido ao enorme poder que possui sobre os media em Itália e à constante tentativa de aprovar leis no Parlamento que violam a Constituição -caso da Lei Alfano- e que lhe servem de abrigo a diversos problemas judiciais.

    Não podemos ficar indiferentes perante as iniciativas de um homem que está a manter o nosso país como refém por mais de 15 anos e cujo conceito de Estado e a sua posição nele, torna-o hostil para com todas as formas de livre expressão, como tem sido demonstrado pelos ataques contra a imprensa, a sátira e a Internet nos últimos meses.

    Berlusconi tem que se demitir e defender-se como qualquer cidadão perante os Tribunais da República das acusações que lhe foram feitas.

    Contactos:
    noberlusconidaylisbona@gmail.com
    tlm: 967347439
    http://www.facebook.com/event.php?eid=182980862396&index=1
    http://www.noberlusconiday.org

    Obrigado e cumprimentos

    Massimiliano Rossi
    Responsável pela Comunicação do NBDLisboa

  10. Li por aqui alguém criticando Saramago, dizendo que ele só fala mal do Cristianismo e não fala mal dos Muçulmanos por exemplo…
    Para estes, um pedaço de uma entrevista dada por Saramago:

    “O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redatores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!”


    Pronto… tá respondido.

    Obrigada

  11. Não li a obra de Saramago mas ouvi-o nos órgãos de comunicação social e compreendo o que ele diz. Para o compreender é necessário saber um pouco acerca do modo de funcionamento do ser humano. Ele fala de si para si. Nós somente conhecemos o que se passa dentro de nós mesmos – por isso se diz e com razão que o homem é uma ilha – e projectamos isso que somos e sentimos, naquilo que nos rodeia. Tudo aquilo que se passa dentro de nós e do qual não temos consciência, é sempre projectado. Na realidade são os complexos – que são entidades psicológicas inconscietes semi-autónomas e por vezes autónomas – que entram em cena como fugurantes em qualquer obra literária.
    Ler Saramago é vê-lo e lê-lo por dentro! Mas todo o homem é um microcosmo, que reflecte e que projecta o que o anima e o que o rodeia.
    Quanto ao que ele diz na obra «Caim» e de que muito se tem falado, ele não é o primeiro a verificar certas realidades acerca do arquétipo a que se chama «deus». Se alguém ler a conhecida obra de Carl Gustav Jung «Resposta a Jó» vai descobrir as mesmas opiniões acerca desse fenómeno «deus». Saramago não inventou nada, somente viu com uma lucidez muitíssimo aguda, aquilo que tinha diante dos seus olhos e relatado na Bíblia, acerca de Caim.
    Somente queria deixar este breve testemunho!
    m. dias

  12. O general Afonso Costa, na altura da implantação da República disse algo semelhante: «Dai-me dois anos e eu acabo com a Igreja em Portugal». Dalia a dois anos, mais ou menos, partia para o exílio. Prestes a embarcar disse aos que o acompanhavam: «O meu maior erro foi ter-me “metido” com a Igreja». Ele acabou e a Igrja continua e continuará, porque não é somente obrahumana. tem a marca de Deus.

  13. Gostava de saber o porquê do Sr José Saramago nunca atacar o Islão, mas unica e simplesmente o Cristianismo? O homensinho tem medo que os muçulmanos radicais lhe cortem as goelas? Só pode ser. O homensinho pode escrever o que quizer mas abrir a cloaca daquela maneira sobre o Cristianismo…
    Será que ele se julga um iluminado e os milhões de Cristãos atrazados mentais? Tem juizo litle man.

  14. Jose Saramago
    É um homem a quem lhe atribuem créditos. Um prémio Nobel, 3 doutoramentos honoris causa, etc, etc…Não digo mais para não se empolgar! Mas confesso que não gosto de si. Li uma obra sua e mais do que sobrou. Não gostei.
    Deve ter mérito, mas sinceramente que não o reconheço!
    A ultima obra que escreveu(Caim) revela que está fora do tempo. Seria actual no sec. XV/XVI, hoje confesso que perdeu a sua relevância…
    Sugiro-lhe que projecte as suas energias noutras áreas, tais como o Corão, Estaline, Mao, Kim Il Sung!

  15. Sou arquiteta e paisagista brasileira,vivo em santa Maria da Feira há dois anos, desde que me casei.Escrevo desde pequenina contos,poesias e meu sonho era ter a oportunidade de conhecer José Saramago e trocar com ele idéias culturais.Gostaria de saber se existe espaço para para tal, enfim seria uma grande honra para mim ter essa oportunidade!Parabenizo José Saramago, pelo lançamento de seu novo livro em Frankfurt e deixo uma frase carinhosa a este gênio da literatura!”Quando o mundo se consome com a violencia,fome,disparidades raciais,injustiças e as pessoas perdidas,desesperadas buscam qualquer crença ou atitude para sobreviverem…e aí é que surge uma luz profunda,envolvente que afirma que tudo pode ser feito ainda, enquanto há vida, mudar todas as coisas de lugar,inverter com coragem e audácia as situações,colaborando com nossa centelha de amor, fazendo a diferença!É por isso que existe José Saramago1

  16. Gostaria de saber da possibilidade de que chegasse um livro às maos de José Saramago.
    Um conhecido poeta Brasileiro, Ricardo Máximo, que já esteve em contado com o famoso escritor portugues hoje não tem mais meios para contactar este.
    A alguns anos o poeta brasileiro recebeu a seguinte carta de José Saramago “Eu o ponho entre as melhores coisas que me calhou ler desde há alguns longos anos.”
    Portanto se alguem puder ajudar seria muito importante.

  17. solicito doação de livros…
    solange aparecida martins
    biblioteca m. jornalista luiz g. silva mineiro
    rua: olegário maciel
    nova resende minas gerais
    cep: 37860.000

  18. solicito doação de livros…
    biblioteca municipal jornalista luiz gonzaga silva mineiro, 281
    nova resende minas gerais
    cep:37860.000
    a/c solange aparecida martins

  19. Caros amigos,
    Gostaria de saber se vocês tem e se pode me passar o e-mail pessoal de José Saramago ou então, me indicar onde posso conseguir. Tal pedido é porque sou historiador, admirador de tal escritor e estou fazendo meu projeto de mestrado em literatura, abirdando a obra Ensaio Sobre a Cegueira numa perspectica sociológica crítica, conjugando a concepção esquerdista da obra.
    Enfim, gostaria do e-mail dele para que eu possa dialogar e me orientar em relação à algumas hemenêuticas.
    Obrigado pela atenção.

  20. Um comentário sobre o anuncio da sessão de 10 Julho no S. Carlos.

    Enviei essa informação a “n” Amigos – mas não´encontrei nenhuma indicação sobre a HORA a que se realizará …

    Será possível enviarem-ma?? Tenho que avisar, atempadamente, muita gente!
    Muito obrigado.
    Maria Laires

Deixar um comentário