No final do mês de Agosto foram publicados neste blogue os primeiros movimentos, registados entre Julho e Agosto, das quatro cegonhas marcadas com emissores de GPS em Junho.
Chegados ao final de mais um mês de acompanhamento, é altura de proceder a nova avaliação dos padrões das localizações recebidas através dos emissores. Infelizmente, de acordo com os dados obtidos até meados de Setembro verificou-se que três dos quatro emissores colocados nas jovens cegonhas-brancas cessaram de emitir. Não é conhecida a causa desta situação, contudo, não existem razões para suspeitar que algum evento nocivo tenha acontecido às cegonhas, sendo possível que os emissores se tenham avariado ou que se tenham soltado das aves.
Assim, em termos das localizações recebidas de duas das cegonhas – Tulipa e Lírio – foram recebidas dados concentrados somente na envolvente a Coruche, não tendo sido possível acompanhar a dispersão e o início da migração outonal destes juvenis.
As localizações recebidas do emissor da cegonha Girassol, que no final de Agosto já se encontrava na envolvente a Portimão, permitiram-nos acompanhar os movimentos desta cegonha ao longo da costa sul de Portugal e a sua chegada a Espanha, passando por Huelva e Jerez, tal como se pode observar na figura abaixo. Contudo, no início de Setembro dispositivo GPS cessou de emitir, pelo que fica a incógnita de qual o trajeto desta cegonha.
A cegonha-branca Aurora é, à data, a única para a qual se mantém a receção de localizações através de GPS. Ainda durante o mês de Agosto foi possível acompanhar a deslocação desta cegonha até Espanha, tendo chegado no final ao mês à zona entre Gibraltar e Tarifa, após uma breve passagem por Sevilha. Durante o mês de Setembro, os dados recebidos mantiveram-se numa zona envolvente a Gibraltar, tal como se pode observar na figura seguinte. Esta área, nas proximidades de uma estação férrea, é composta por campos agrícolas e por uma pequena ribeira que poderão ser utilizados como local de alimentação. Durante o próximo mês será possível avaliar a existência de alterações nos padrões dos dados recebidos pelo emissor GPS.
Importa salientar que as cegonhas foram marcadas com uma anilha colorida (azul), com os códigos “5T+”, “5U+”, “5S+”, “5V+”. Todas as novidades sobre avistamentos destas aves serão bem-vindas!
Joana Santos, Bio3