A cegonha-branca (Ciconia ciconia), pertencente à família Ciconiidae, é sem dúvida uma das aves mais conhecidas da fauna portuguesa . É extremamente sociável, e tolera a proximidade do homem, o que lhe permite ocupar habitats altamente humanizados, o que nos permite a nós, humanos, um grande número de observações.
É um animal facilmente reconhecível, graças ao seu tamanho e tonalidade branca e preta da plumagem e à coloração avermelhada do bico, patas e pernas. É uma ave de grandes dimensões, podendo variar entre os 95 a 110 cm de comprimento, 180 a 220 cm de envergadura e com um peso entre 3 a 4kg.
Existem algumas diferenças entre os adultos e as cegonhas imaturas e juvenis, que nos permitem distinguir entre diferentes idades. Os juvenis distinguem-se dos imaturos e adultos principalmente através da coloração do bico e patas. O bico é, nas primeiras fases de vida, mais curto e quase preto, passando progressivamente para uma coloração acastanhada ou vermelho-pálido com a ponta preta, até atingir a coloração vermelha, nos adultos. As aves jovens também não possuem brilho na plumagem, sendo esta mais acinzentada em vez de branca, como a dos adultos.
As diferenças morfológicas entre machos e fêmeas são muito ligeiras, sendo difícil detetá-las no campo. Esta distinção faz-se essencialmente no tamanho corporal, sendo o macho normalmente ligeiramente maior que a fêmea, e ao nível de pequenas diferenças na forma e comprimento do bico.
Tiago Neves, Bio3
ola