Também há corujas nas webcams!

2015-02-02_Fotos coruja

As webcams das cegonhas já nos têm surpreendido com outras espécies que, pontualmente ou de forma mais permanente, aparecem nas câmaras e presenteiam os visitantes atentos do webcegonhas. No mês de Janeiro, para além dos peneireiros, estorninhos, pardais e pombos, foi a vez de sermos brindados com a presença de uma coruja-do-mato (Strix aluco) (http://www.avesdeportugal.info/stralu.html).

Esta coruja foi vista várias vezes no ninho da Bia e do Sebastião durante a noite, e foi mesmo observada a entrar na cavidade existente na parte inferior esquerda do ninho (ver imagem de cima à direita), que tem sido usada em anos anteriores por um casal de peneireiros para nidificar.

Não é comum as corujas-do-mato utilizarem cavidades em ninhos de cegonhas, em particular em ninhos tão altos! À partida esta coruja está a utilizar esta cavidade de forma pontual, mas quem sabe se ainda teremos outras surpresas!

Ana Teresa Marques, Bio3

Fotos de Luísa Moreira

Deixar um comentário

O seu email nunca será publicado ou partilhado.Os campos obrigatórios estão assinalados *

Podes usar estas tags e atributos de HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>